Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18702
Tipo do documento: Artigo
Título: De diferenças e hierarquias no quadro Adelaide às análises situadas e críticas na linguística aplicada
Título(s) alternativo(s): From differences and hierarchies in the TV sketch Adelaide to situated and critical analysis in applied linguistics
Autor: Pinto, Joana Plaza
Resumo: Fundamentada na análise de uma situação comunicativa, o quadro humorístico Adelaide do programa de TV Zorra Total e seu contexto crítico, exponho como tenho enfrentado o desafi o de integrar diversos aspectos da linguagem nas análises, expandir a esfera das atividades de pesquisa e orientar as pesquisas para aspectos linguísticos dos assuntos humanos. Para isso, apresento a contextualização da pesquisa que me levou a selecionar esse quadro humorístico como material empírico e a análise do quadro e seu contexto crítico. Em seguida, apresento o repertório posicionado que guiou meu percurso na forma do que considero como dois avanços principais já adotados pelo campo aplicado, para fi nalmente articular as consequências desse repertório contextualizado para uma posição epistemológica que assumo e compartilho com outras pesquisadoras e outros pesquisadores da Linguística Aplicada.
Abstract: Based on my analysis of a communicative situation, the TV sketch comedy Adelaide broadcasted in TV show Zorra Total, and its critical context, I present how I have faced the challenge of integrating various aspects of language in analysis, expanding the sphere of research activities and guiding the researches to linguistic aspects of human affairs. In order to accomplish that, I present the contextualization of my research which has led me to select this TV sketch comedy as empirical data and I analyze this material and its critical context. Then I present the situated repertoire that guided me: two major advances that have been adopted by the applied fi eld. Finally, I articulate the consequences of this situated repertoire to an epistemological position that I take and share with other researchers in Applied Linguistics.
Palavras-chave: Problema de pesquisa
Conhecimento situado
Metapragmática
Diferença
Hierarquia
Situated knowledge
Research problem
Metapragmatics
Difference
Hierarchy
País: Brasil
Unidade acadêmica: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Citação: PINTO, Joana Plaza. De diferenças e hierarquias no quadro Adelaide às análises situadas e críticas na linguística aplicada. DELTA: documentação de estudos em linguística teórica e aplicada, São Paulo, v. 31, n. esp., p. 199-221, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/0102-445000598096269281
Identificador do documento: 10.1590/0102-445000598096269281
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18702
Data de publicação: 2015
Aparece nas coleções:EMAC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Joana Plaza Pinto - 2015.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons