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Tipo do documento: Artigo
Título: Análise das ocorrências das lesões no trânsito e fatores relacionados segundo resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) – Brasil, 2008
Título(s) alternativo(s): Analysis of the occurrence of traffic injuries and related factors according to the National Household Sample Survey (PNAD) – Brazil, 2008
Autor: Malta, Deborah Carvalho
Mascarenhas, Márcio Dênis Medeiros
Bernal, Regina Tomie Ivata
Silva, Marta Maria Alves da
Pereira, Cimar Azeredo
Minayo, Maria Cecília de Souza
Morais Neto, Otaliba Libânio de
Resumo: O objetivo foi descrever as estimativas de ocorrência de lesões decorrentes do trânsito e os fatores relacionados à população brasileira a partir dos dados obtidos na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Trata-se de amostra probabilística em três estágios: municípios, setores censitários e domicílios. Foram entrevistadas 391.868 pessoas. As variáveis acidente de trânsito (AT) e uso de cinto de segurança foram descritas segundo dados sociodemográficos e de região de residência. Calcularam-se as proporções, intervalos de confiança de 95%, teste χ2 e valor de p. 2,5% (IC95% 2,4-2,6) da população relataram a ocorrência de AT, com maior acometimento da população masculina (3,5%; IC95%: 3,4-3,6), jovens (4,4%; IC95%: 4,2-4,6) e residentes da região Centro- Oeste (3,3%; IC95%: 3,0-3,6). Os AT predominaram entre condutores ou ocupantes de automóveis/ vans (53,9%) e de motocicletas (30,1%), seguidos de ciclistas (7,6%) e pedestres (5,2%). O uso de cinto de segurança dianteiro foi relatado por 73,2% (IC95%: 72,2-74,2) e o cinto traseiro por 37,4% (IC95% 36.6-38,2). O AT determinou o afastamento das atividades habituais em 30,7% dos acometidos. A magnitude das lesões no trânsito justifica avançar em medidas preventivas e legislativas para a redução dos eventos.
Abstract: The study describes the estimates of occurrence of injury due to traffic accidents among the Brazilian population based on data obtained from the National Household Sample Survey (PNAD). It is a probabilistic sample, in which 391,868 people were interviewed. in three stages, namely municipalities, census sectors and households. The traffic accident (TA) and the safety belt usage variables were described according to sociodemographic variables and region of residence. Proportions, 95% confidence intervals, χ2 tests and p values were calculated. 2.5% (CI95% 2.4-2.6%) of the population reported higher traffic accident (TA) incidence among males (3.5%; CI95%: 3.4- 3.6), youths (4.4%; CI95%: 4.2-4.6) and residents in the Central-West region (3.3% CI95%3.0-3.6). Most of the events involved drivers or passengers of cars or vans (53.9%), followed by motorcyclists or pillion passengers (30.1%), cyclists (7.6%) and pedestrians (5.25%). The front seat safety belt is used by 73.2% (CI95% 72.2-74.2) and the rear seat safety belt is only used by 37.4% (CI95% 36.6- 38.2). Traffic accidents led to the abandonment of their habitual activities by 30.7% of those involved. The severity of injuries in traffic accidents demands further preventive and legislative measures to reduce such incidents.
Palavras-chave: Epidemiology
Traffic injuries
Prevalence
Surveys
Epidemiologia
Lesões no trânsito
Prevalência
Inquéritos
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - IPTSP (RG)
Citação: MALTA, Deborah Carvalho; MASCARENHAS, Márcio Dênis Medeiros; BERNAL, Regina Tomie Ivata; SILVA, Marta Maria Alves da; PEREIRA, Cimar Azeredo; MINAYO, Maria Cecília de Souza; MORAIS NETO, Otaliba Libânio de. Análise das ocorrências das lesões no trânsito e fatores relacionados segundo resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) – Brasil, 2008. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 9, p. 3679-3687, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S1413-81232011001000005.
Identificador do documento: 10.1590/S1413-81232011001000005.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18745
Data de publicação: 2011
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