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Tipo do documento: Artigo
Título: Spolin e Stanislavski: intersecções no ensino e na prática do teatro
Autor: Teixeira, Ana Paula
Camargo, Robson Corrêa de
Resumo: Este artigo tem como objetivo perceber pontos de diálogo entre os jogos teatrais, na perspectiva de Viola Spolin, com as reflexões de Richard Courtney e Vygotsky e de outras práticas teatrais, especificamente as técnicas psico-físicas de Stanislavski. A pesquisa aconteceu no curso de graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Goiás (2003-2007), envolvendo pesquisa prática e bibliográfica. Motivada pela necessidade de pensar a formação dos profissionais de teatro e pedagogos na realidade contemporânea, iniciou-se uma reflexão entre as práticas teatrais e a educação. Em seqüência, utilizou-se das postulações de Stanislavski para tratar aspectos da interpretação do ator no que diz respeito a formação do profissional e praticante desta arte. Posteriormente direcionou-se para a percepção de pontos de diálogo com a proposta dos jogos teatrais de Spolin, estudados na disciplina de mesmo nome (2005). Assim foi possível perceber como elementos do método de análise através das ações físicas, também conhecido como análise ativa, contribuem para a fundamentação dos jogos teatrais.
Abstract: This article focuses in the dialog between the 'games' of Viola Spolin, with the studies of Richard Courtney and Vygostky ideas and some aspects of Stanislavsky psychophysic theories of acting. This study was constructed inside the undergraduate drama course at Universidade Federal de Goiás (2003-2007), wrapping practical and bibliographical study. This research studied the relationship between practical drama and education, thinking the formation of the professional actor and the general student. Aspects of Stanislavski acting theories are analyzed concerning the formation of the professional of this art. Subsequently, during the discipline of Theatrical Games (2005), we deep into some aspects of the dialog between Stanislavski and the theatrical games of Spolin. So, it was possible to realize that, elements of the experience of the physical actions (Stanislavski) contributed to the making of the Spolins’ theatrical games.
Palavras-chave: Análise ativa
Jogos teatrais
Teatro improvisacional
Método das ações físicas
Education
Theatrical games
Improvisation
Stanislavski system
País: Brasil
Unidade acadêmica: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Citação: TEIXEIRA, Ana Paula; CAMARGO, Robson Corrêa de. Spolin e Stanislavski: intersecções no ensino e na prática do teatro. Fênix: revista de história e estudos culturais, Uberlândia, v. 7, n. 1, p. 1-20, jan./abr. 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18797
Data de publicação: Abr-2010
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