Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18808
Tipo do documento: TCC
Título: Visual merchandising na biblioteca: proposta de aplicação da técnica na biblioteca seccional do Cepae/UFG
Título(s) alternativo(s): Visual merchandising in the library: proposal of applying the technique in the Cepae/ UFG sectional library
Autor: Isaac, Carla Carolina Ramos
Primeiro orientador: Silva, Rose Mendes da
Primeiro membro da banca: Silva, Rose Mendes da
Carvalho, Lívia Ferreira de
Resumo: O trabalho explana sobre as técnicas de visual merchandising (VM) e as formas de aplicá-la na biblioteca escolar. Utilizou-se elementos do estudo de caso para entender o funcionamento da biblioteca, seu público-alvo e como é o aproveitamento do local por parte de seus usuários, em seguida foi elaborada uma proposta para ser aplicada empregando componentes da metodologia Design Science Research. Tudo isso para melhorar a circulação e a fidelização dos usuários da biblioteca do CEPAE – local escolhido para a aplicação do VM. Como efeito foram desenvolvidos novos mobiliários pensados para os usuários e também outra forma de exposição do acervo, com sinalização estudada para auxiliar na autonomia dos estudantes que frequentam a biblioteca. A partir dos resultados, concluiu-se que a técnica pode ser aplicada em qualquer biblioteca, mas cada uma deve ter um estudo específico para que seja orientada uma solução satisfatória para a unidade.
Abstract: O trabalho explana sobre as técnicas de visual merchandising (VM) e as formas de aplicá-la na biblioteca escolar. Utilizou-se elementos do estudo de caso para entender o funcionamento da biblioteca, seu público-alvo e como é o aproveitamento do local por parte de seus usuários, em seguida foi elaborada uma proposta para ser aplicada empregando componentes da metodologia Design Science Research. Tudo isso para melhorar a circulação e a fidelização dos usuários da biblioteca do CEPAE – local escolhido para a aplicação do VM. Como efeito foram desenvolvidos novos mobiliários pensados para os usuários e também outra forma de exposição do acervo, com sinalização estudada para auxiliar na autonomia dos estudantes que frequentam a biblioteca. A partir dos resultados, concluiu-se que a técnica pode ser aplicada em qualquer biblioteca, mas cada uma deve ter um estudo específico para que seja orientada uma solução satisfatória para a unidade.
Palavras-chave: Visual merchandising
Biblioteca
Biblioteca escolar
Visual merchandising
Library
School library
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: ISAAC, Carla Carolina Ramos. Visual merchandising na biblioteca: proposta de aplicação da técnica na Biblioteca Seccional do Cepae/UFG. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18808
Data de publicação: 18-Dez-2019
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Biblioteconomia - Carla Carolina Ramos Isaac - 2019.pdf2,35 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons