Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18809
Tipo do documento: TCC
Título: A concepção de leitura dos professores do ensino médio do CEPAE/UFG
Autor: Bezerra, Talita Ramos
Primeiro orientador: Santos, Andréa Pereira dos
Primeiro membro da banca: Santos, Andréa Pereira dos
Silva, Luciana Cândida da
Resumo: Analisa a concepção de leitura dos professores do ensino médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG). Emprega a pesquisa exploratória com teor descritivo e com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha, respondido por 14 professores. A partir da coleta de dados, foi traçado a faixa etária dos participantes, área e tempo de atuação, uso da internet, ferramentas de apoio ao conteúdo passado em sala, a concepção de leitura e as práticas de leituras dos alunos na percepção dos professores. Concluiu-se que a maioria dos participantes tem concepções de leitura ligadas a decodificação, no entanto, atribuindo ao que foi lido um significado, entendendo o que se leu; há também uma preocupação em relação a superficialidade das leituras feitas através da internet; e acham válida todo tipo de leitura, mas acham que a leitura ideal é a literária, cientifica e informativa.
Abstract: It analyzes the reading conception of high school educators of the Center for Teaching and Applied Research in Education of the Federal University of Goiás (CEPAE / UFG). It employs exploratory research with descriptive content and qualitative approach. For data collection we used the questionnaire with open and multiple choice questions, answered by 14 educators. From the data collection, it was traced the age group of the participants, area and time of work, use of the internet, tools to support the content passed in the classroom, the reading conception and reading practices of the students in the educators perception. It was concluded that most of the participants have conceptions of reading registered to decoding, however, attributing to what was read a meaning, understanding or if it was read; there is also a concern about the superficiality of the readings made through the internet; and find it valid for all types of reading, but find it ideal for literary, scientific and informative reading.
Palavras-chave: Prática de leitura
Recurso didático
Letramento
Reading practice
Didactic resource
Literacy
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: BEZERRA, Talita Ramos. A concepção de leitura dos professores do ensino médio do CEPAE/UFG. 2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18809
Data de publicação: 21-Jan-2020
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Biblioteconomia - Talita Ramos Bezerra - 2020.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons