Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18811
Tipo do documento: TCC
Título: Salas de leitura nas escolas do município de Goiânia e sua relação com o ensino fundamental - ciclo 1
Título(s) alternativo(s): Reading rooms in schools of the municipality of Goiânia and its relation to elementary-cycle 1
Autor: Barbosa, José Roberto da Cunha
Primeiro orientador: Silva, Rose Mendes da
Primeiro membro da banca: Silva, Rose Mendes da
Garbelini, Maria de Fátima
Resumo: Este trabalho apresenta a análise de duas salas de leitura de duas escolas do município de Goiânia do Ciclo 1. O objetivo foi levantar a identidade das salas de leitura através de leis e documentos e verificar se existe o exercício dessas leis. Para o desenvolvimento deste trabalho foram coletados dados através de entrevistas realizadas com auxiliares das salas de leitura e com as coordenadoras das respectivas escolas. Como base para este trabalho foram utilizados documentos e leis relativos a sala de leitura – os que foram localizados – e parâmetros de qualidade para biblioteca escolar visando recolher dados acerca da identidade deste ambiente. Como resultados, destaca-se a necessidade de tomar medidas para que o ambiente tenha uma identidade e de fato ganhe mais espaço dentro das escolas municipais, tornando-a mais acessível, bem como elaborar mais projetos que formem leitores, além de criar mecanismos de diálogos com o governo, podendo, assim, exigir que de fato os livros cheguem às estantes nas salas de leitura.
Abstract: This paper presents the analysis of two reading rooms of two schools of the municipality of Goiânia that meet the Cycle 1. The objective was to identify the identity of reading rooms through laws and documents and to verify if there is the exercise of these laws. For the development of this work, data were collected through interviews with reading room assistants and with the coordinators of the respective schools. As basis for this work were used documents and laws relating to the reading room - those that were located - and quality parameters for school library aiming to collect data about the identity of this environment. As a result, we highlight the need to take measures to make the environment have an identity and in fact gain more space within municipal schools, making it more accessible, as well as designing more projects that train readers, and creating dialogue mechanisms with the government and may thus require that the books actually reach the bookshelves in the reading rooms.
Palavras-chave: Salas de leitura
Biblioteca escolar
Escolas municipais de Goiânia
Reading rooms
School library
Goiânia municipal schools
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: BARBOSA, José Roberto da Cunha. Salas de leitura nas escolas do município de Goiânia e sua relação com o ensino fundamental - ciclo 1. 2019. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18811
Data de publicação: 18-Jul-2019
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Biblioteconomia - Jose Roberto da Cunha Barbosa - 2019.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons