Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18840
Tipo do documento: Artigo
Título: Um novo ou um mesmo desafio no ensino das artes visuais?
Autor: Veloso, Sainy Coelho Borges
Resumo: Este artigo apresenta uma investigação da autora e algumas tutoras sobre a experiência pedagógica no exercício do componente curricular história das Artes Visuais 2, do Curso de Formação Superior a Distância em Artes Visuais, da Universidade Aberta do Brasil e Universidade de Brasília. A investigação objetiva refletir sobre essa experiência e a aproximação da história das Artes Visuais com os Estudos de Cultura Visual. Os dados foram colhidos no universo das trocas participativas dos estudantes e professoras tutoras, no ciberespaço do curso, focando a abordagem dialética e o caráter ideológico do pensamento bakhtiniano, bem como, a metodologia crítica dos Estudos da Cultura Visual. As implicações da pesquisa apontam para a compreensão da sala de aula virtual como uma comunidade ideologicamente constituída por discursos conflitantes, transversos por inúmeras representações hegemônicas; heterogeneidade de respostas e compreensão dos alunos diante de uma história homogênea; ausência de caminhos pedagógicos e práticos para a alteração dos paradigmas em sala de aula virtual; a velocidade de ação na pouca durabilidade do curso não permite maiores aprofundamentos do mesmo; reprodução da exclusão quando não se dispõe a rever as fendas no processo educativo dos estudantes. Enfim, a eficácia do processo educativo em ensino a distância depende muito do envolvimento, da competência, da autonomia, da cooperação e espírito de equipe, além da articulação concatenada entre todos os participantes deste processo.
Abstract: In this paper a team of tutors and the author investigate a pedagogical experience teaching and supervising a mandatory course named Visual Arts’ History 2 at the Teachers’ Education Program in Visual Arts, through Distance Education of the Universidade Aberta do brasil at the Universidade de brasília The goal purpose is to reflect on the aforementioned experience in Visual Arts’ History and it’s relation to Visual Culture Studies. The data was collected from the students and tutorial teachers’ participative exchanges’ universe in the course cyberspace, focusing the dialectical and ideological character of the baktinian thought, as well as the critic methodology of the Studies of the Virtual Culture. The research suggests the understanding of the virtual classroom as a ideologically consisted community, with conflicting speeches crossed by several hegemonic representations; heterogenic answers from the students and different levels of comprehension when confronted with a homogeneous History; absence of pedagogical and practical ways to change the paradigms in the virtual classroom; the acting speed during the course limited time does not allow to make deep conclusions; reproduction of the exclusion when not up to review the cracks in the students’ educational process. Nevertheless, the effectiveness of the educational process in distance education depends largely on the engagement, ability, autonomy, cooperation and spirit of the team, as well as on the concatenated joint among all the participants of the process.
Palavras-chave: história das artes visuais
Ensino a distância
Educação da cultura visual
Visual arts history
E- learning
Visual culture education
País: Brasil
Unidade acadêmica: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Citação: VELOSO, Sainy C. B. Um novo ou um mesmo desafio no ensino das artes visuais? Revista VIS, Brasília, DF, v. 8, n. 1, p. 110-119, jan./jun. 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18840
Data de publicação: Jun-2009
Aparece nas coleções:EMAC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Sainy Coelho Borges Veloso - 2009.pdf234,13 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons