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Tipo do documento: TCC
Título: Câmeras em Azeroth: a utilização da linguagem cinematográfica na promoção do trailer de jogo
Título(s) alternativo(s): Cameras in Azeroth: the uses of cinematography language in the promotion of game trailer
Autor: Paiva, Luis Gustavo Baima
Primeiro orientador: Oliveira, Mayllon Lyggon de Sousa
Primeiro membro da banca: Oliveira, Mayllon Lyggon de Sousa
Ribeiro, Raquel de Paula
Abrão, José
Resumo: World of Warcraft é a maior referência de jogo massivo de multi-jogadores online do mundo e considerado um dos jogos de computador de maior sucesso da história. Lançado há mais de 15 anos, segue como líder da categoria e se reinventa a cada nova expansão, garantindo assim a longevidade do serviço e o interesse do público. Para o campo da comunicação é importante perceber de que forma a indústria dos games se comunica com o público, uma vez que as pesquisas sobre o mundo dos games ainda são relativamente recentes e é visível a mudança cultural que esse produto tem causado na sociedade. Analisar o trailer como um elemento de comunicação é perceber a utilização de aparatos cinematográficos para criar novas possibilidades de entretenimento para o público dos games. Para alcançar esse objetivo o presente trabalho utiliza-se da metodologia de Vanoye e Goliot-Létè (1994) para análise fílmica do trailer de lançamento da expansão Battle for Azeroth e assim identificar a estrutura persuasiva da comunicação audiovisual. Conclui-se que a apropriação de elementos da cinematografia nos trailers de jogos é uma ferramenta poderosa para a promoção dos produtos e se enquadram como narrativas de sedução-fascínio.
Abstract: World of Warcraft is the world's biggest massively multiplayer online game reference and considered one of the most successful computer games in history. Launched over 15 years ago, it continues to be the category leader and reinvents itself with each new expansion, thus ensuring the service's longevity and public interest. For communication field, it is important to understand how the games industry communicates with the public, since research on the gaming world is still relatively recent and the cultural change that this product has caused in society is visible. To analyze the trailer as a communication element is to realize the use of cinematic apparatuses to create new entertainment possibilities for the gaming public. To achieve this goal the present work uses the methodology of Vanoye and Goliot-Lété (1994) for film analysis of the Battle for Azeroth expansion launch trailer and thus identify the persuasive structure of audiovisual communication. It follows that the appropriation of cinematographic elements in game trailers is a powerful tool for product promotion and fall into seduction-fascination narratives.
Palavras-chave: Videogame
Jogos eletrônicos
Publicidade audiovisual
Trailer
World of warcraft
Electronic games
Audiovisual advertisement
Trailer
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: PAIVA, Luis Gustavo Baima. Câmeras em Azeroth: a utilização da linguagem cinematográfica na promoção do trailer de jogo. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18945
Data de publicação: 2-Dez-2019
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

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