Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18947
Tipo do documento: TCC
Título: Reconhecimento e fortalecimento da profissão de Relações Públicas no cenário goiano
Autor: Jeferson, Fragoso
Silva, Joyce Magrini
Miranda, Tiele Almeida
Primeiro orientador: Santos, Flávia Martins dos
Primeiro membro da banca: Santos, Flávia Martins dos
Braga, Claudomilson Fernandes
Resumo: Este projeto aborda como tema a profissão de relações públicas no mercado goiano, com o objetivo de trazer reconhecimento da profissão entre diferentes públicos envolvidos, assim gerar o fortalecimento da marca em Goiás. Para melhor compreensão da necessidade do projeto, o presente documento traz o conhecimento de pontos principais do contexto histórico norte-americano, no Brasil, até sua chegada ao Estado de Goiás, e também, teorias que comprovam a importância de uma marca fortalecida. As ações executadas apoiam-se em duas pesquisas, a primeira busca mapear o mercado de trabalho de Relações Públicas em Goiás e a segunda procura identificar o nível de conhecimento e percepção dos gestores empresariais em Goiás a respeito da área de comunicação e relações públicas. Após diagnóstico dos dados, cinco ações foram implementadas buscando abranger a maior quantidade de públicos, sendo eles estudantes do ensino médio, gestores de empresas, relações-públicas formados, população goiana das classes B, C, D e E, além de estudantes de Relações Públicas. Após a finalização das ações, tivemos feedback positivo de pessoas que participaram das ações, e dados que nos deram a clareza de que o fortalecimento teve efetividade, como será apresentado durante o trabalho nas avaliações e resultados, mas que muito há de ser feito pelos profissionais da área.
Abstract: This project addresses as its theme the profession of public relations in the Goiás market, in order to bring recognition of the profession among different audiences involved, thus generate brand strengthening in Goiás. For a better understanding of the need of the project, this document brings the knowledge of main points of the context American history, in Brazil, until its arrival in the State of Goiás, and also, theories that prove the importance of a strengthened brand. The actions performed are based on two surveys, the first seeks to map the public relations labor market in Goiás and the second seeks to identify the level of knowledge and perception of business managers in Goiás regarding the area of communication and public relations. After data diagnosis, Five actions were implemented to reach the largest number of high school students, business managers, trained public relations, Goiás population B, C, D and E, as well as Public Relations students. Upon completion of the actions, we had positive feedback from people who participated in the actions, and data that gave us the It is clear that strengthening has been effective, as will be evaluations and results, but much needs to be done by practitioners.
Palavras-chave: Relações Públicas
Cenário goiano
Fortalecimento da marca
Reconhecimento da profissão
Public Relations
Goian scenery
Brand strengthening
Recognition of the profession
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: FRAGOSO, Jeferson; SILVA, Joyce Magrini; MIRANDA, Tiele Almeida. Reconhecimento e fortalecimento da profissão de Relações Públicas no cenário goiano. 2019. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18947
Data de publicação: 4-Dez-2019
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Relações Públicas - Jeferson Fragoso - 2019.pdf6,57 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons