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Tipo do documento: TCC
Título: Push marketing notification: uma análise da estratégia utilizada pelo iFood
Autor: Marques, Joyce Cryslei
Primeiro orientador: Oliveira, Mayllon Lyggon de Sousa
Primeiro membro da banca: Oliveira, Mayllon Lyggon de Sousa
Cezar, Adriane Geralda Alves do Nascimento
Resumo: Resumo: O presente estudo está relacionado a área de comunicação, marketing, e aborda a push marketing notification e sua usabilidade, a partir da estratégia utilizada pelo iFood. O objetivo deste trabalho é analisar como o iFood utiliza essa estratégia comunicacional para criação de um novo ponto de contato com os consumidores. Embora a ferramenta de push marketing e cupom de desconto não sejam uma inovação no mercado, a intenção é ressaltar a relevância da ressignificação desse processo dentro da promoção de vendas. As análises foram baseadas em uma amostra de prints das mensagens enviadas pelo iFood através de push marketing notifications aos consumidores, via aplicativo, coletados no período de 7 de maio a 7 de agosto de 2019, completando assim 3 meses. Para realizar as análises desta pesquisa exploratória, seguiu-se o procedimento de análise de similitude e nuvem de palavras. A intenção dessa pesquisa é compartilhar a importância desse estudo com a academia, a ciência, a sociedade e o mercado, a partir de teorias sobre consumo, conectividade, marketing, comunicação, jovens, push marketing notification, redação publicitária, copywriting, e principalmente, sobre promoção de vendas. O posicionamento e o relacionamento que a marca constrói com os consumidores se mostra uma estratégia mais eficaz que apenas se mostrar presente no mundo online. Foi possível concluir que a ressignificação de ferramentas, assim como o iFood realizou com os cupons de desconto, é uma estratégia planejada e executada de maneira a se tornar efetiva.
Abstract: Abstract: The current essay is related to the communicational, marketing and public relations’ field, approaching Push marketing notification and its usability, from the strategy used by Ifood. The goal of this paper is to analyze how Ifood uses this communicational strategy, for the creation of a new point of contact with the consumers. Although the push marketing tool and the discount coupons are not market news, the Intention is to highlight the relevance of the resignification of this process inside sales promotion. The analysis were based into a sample of screenshots taken, from the messages sent by Ifood over push marketing notification, to consumers through the app, collected from May 7th to August 7Th of 2019, completing then, 3 months. To accomplish the analysis of this exploratory research, I followed an analysis of similarities agenda and tag clouds. The purpose of this article is to share the importance of this research with the academy, science, the society and the market, from consumption teories, connectivity, marketing, communication, young people, push marketing notification, copywriting and mostly, about sales promotion point of view. Where the brand stands and the relationships that it creates with the consumers, it shows a more effective strategy than only present itself in the online world. It was possible to conclude that the resignification of tools, as Ifood did with the discount coupons, it is planned and executed in a way, to become an effective strategy.
Palavras-chave: iFood
Push marketing notification
Consumo
Jovens
Promoção de vendas
Consumption
Young people
Sales promotion
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: MARQUES, Joyce Cryslei. Push marketing notification: uma análise da estratégia utilizada pelo iFood. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18948
Data de publicação: 4-Dez-2019
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

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