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Tipo do documento: Artigo
Título: Publicidade odontológica na internet: os sites de compra coletiva
Título(s) alternativo(s): Dental advertising on the Internet: collective purchase sites
Autor: Oliveira, Wender Henrique Teles de
Prado, Mauro Machado do
Silva, Rhonan Ferreira da
Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo descritivo-analítico de publicidades odontológicas veiculadas em sites de compra coletiva, com o objetivo de classificar as publicidades de acordo com região, estado e tipos de produtos e serviços ofertados, e confrontar a forma e o conteúdo de sua divulgação com os preceitos éticos e legais vigentes. Fez-se revisão de literatura e emprego da Técnica da Análise de Conteúdo quando da interpretação de cada publicidade componente da amostra e das proposições emanadas de corpo de normas éticas e legais direta ou indiretamente relacionadas à regulamentação da Odontologia no Brasil. A região Sudeste apresentou a maior quantidade total de ofertas (68,30%), seguida pelas regiões Nordeste (10,97%) e Sul (10,36%); o estado de São Paulo apresentou um maior número de ofertas (44,51%), seguido pelo Rio de Janeiro (18,29%) e Minas Gerais (5,48%); quanto aos serviços ofertados, as promoções ofereceram, principalmente, clareamento dental, profilaxia/limpeza, avaliação odontológica e aplicação de flúor; em relação aos produtos, foram ofertados gel clareador e Plano de Saúde. Identificou-se que as publicidades analisadas violam os preceitos éticos vigentes, a legislação que regulamenta a Odontologia no país e as normas consumeristas, implicando em concorrência desleal e prática comercial de risco para a saúde da população.
Abstract: The present work consists in a descriptive and analytical study of dental advertisements available in collective buying websites and aims to classify the advertisements according to the region, state and types of products and services offered, and to compare the form and contents with the current ethical and legal precepts. The study consisted in literature review and use of the Technique of Content Analysis for the interpretation of each advertisement of the sample and of the proposals emanated from the body of ethical and legal norms directly or indirectly related to the regulation of dentistry in Brazil. The Southeast region was the one with the largest total amount of bids (68.30%), followed by Northeast (10.97%) and South (10.36%); the state of São Paulo had a greater number of bids (44.51%), followed by Rio de Janeiro (18.29%) and Minas Gerais (5.48%); considering the services, specials offers mainly involved tooth whitening, prophylaxis/cleaning, dental evaluation and application of fluoride; the products offered were whitening gel and Health Plan. It was identified that the advertisements analyzed infringe the actual ethical precepts, the laws directly related to dental practice in Brazil, and also the rules that protect consumers’ rights, resulting in unfair competition and trade practice of risk to the health of the population.
Palavras-chave: Anúncios
Defesa do consumidor
Internet
Legislação odontológica
Ética odontológica
Advertisements
Internet
Consumer advocacy
Dental ethics
Dental legislation
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Odontologia - FO (RG)
Citação: OLIVEIRA, Wender Henrique Teles de Oliveira; PRADO, Mauro Machado do; SILVA, Rhonan Ferreira da. Publicidade odontológica na internet: os sites de compra coletiva. RBOL: revista brasileira de odontologia legal, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 78-91, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18953
Data de publicação: 2014
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