Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19020
Tipo do documento: TCC
Título: Produção do conhecimento em lutas enquanto conteúdo da Educação Física escolar
Autor: Lacerda, Arthur Osorio Marques
Primeiro orientador: Moura, Sergio de Almeida
Primeiro membro da banca: Moura, Sergio de Almeida
Andrade, Leonardo Carlos de
Resumo: Este trabalho foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica, que tem como o objetivo analisar a produção do conhecimento das lutas enquanto conteúdo de ensino da educação física escolar. Para analisarmos esta produção utilizamos como auxilio de cinco periódicos da educação física que são: Revista de Educação Física, Pensar a Prática, RBCE (Revista Brasileira de Ciência do Esporte)1, Motrivivência e Movimento. Utilizamos a leitura dos títulos e resumos para separação dos trabalhos que tinham ou não relação com ensino das lutas na escola, para analise dos dados utilizamos 3 critérios que foram nível de intervenção na realidade dos escolares, tipo de pesquisa e relação a uma abordagem metodológica. Assim verificamos que a produção do conhecimento das lutas para área escolar ainda é pequena comparada a produção na área esportiva de alto rendimento, desta forma percebesse que existe a necessidade de mais pesquisas a respeito deste tema, pois assim como analisado ainda se existe receio por parte de muitos profissionais acerca da utilização das lutas enquanto conteúdo da educação física.
Abstract: This work was carried out from a bibliographic review, which aims to analyze the production of knowledge of struggles as a teaching content of school physical education. To analyze this production we used as a help of five journals of physical education which are: Journal of Physical Education, Thinking Practice, RBCE (Brazilian Journal of Sport Science), Motrivivence and Movement. We used the reading of titles and abstracts to separate the works that were or not related to the teaching of struggles at school. For data analysis we used 3 criteria that were level of intervention in the reality of the students, type of research and relation to a methodological approach. Thus we verified that the production of the knowledge of the struggles for school area is still small compared to the production in the high performance sports area, thus realizing that there is a need for more research on this subject, because as analyzed if there is still fear on the part of of many professionals about the use of struggles as a physical education contente.
Palavras-chave: Lutas na escola
Lutas
Escola
School struggles
Fights
School
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: LACERDA, Arthur Osorio Marques. Produção do conhecimento em lutas enquanto conteúdo da Educação Física escolar. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Fisica e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19020
Data de publicação: 11-Dez-2019
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Arthur Osorio Marques Lacerda - 2019.pdf982,35 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons