Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19026
Tipo do documento: TCC
Título: O trato pedagógico com a Educação Física em um Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) no município de Goiânia
Autor: Freitas, Danilo Alves Campos de
Primeiro orientador: Santos, Marcus Vinícius Coimbra dos
Primeiro membro da banca: Santos, Marcus Vinícius Coimbra dos
Pinto, Rubia-Mar Nunes
Machado, Gabriela Cardoso
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar como se dá o trato pedagógico com a Educação Física em uma escola da rede pública estadual sob o regime de gestão militarizada na cidade de Goiânia. A investigação tem como eixo central a construção histórica da Educação Física no Brasil, autores como Lino Castellani Filho, Carmem Lucia Soares, Valter Bracht, dentre outros fundamentaram essa pesquisa. Buscou-se também uma compreensão de escola capaz de priorizar a formação humana e entende-se que as relações presentes na educação escolar são mais amplas do que uma transmissão de conteúdo. A metodologia adotada foi a pesquisa social de caráter qualitativo e exploratória, usando da técnica de entrevista semiestruturada para a coleta e análise de dados. Nesta pesquisa pode-se refletir entorno de uma escola onde as relações presentes foram construídas historicamente junto a uma instituição militar, influenciando diretamente o trato pedagógico com a Educação Física escolar. Assume-se aqui, a escola como lugar onde-se desenvolve a formação humana a partir das relações ali presentes e das intenções pedagógicas vinculadas a cada disciplina ou área do conhecimento.
Abstract: The present research has as main objective to investigate how the pedagogical treatment with Physical Education occurs in a state public school under the militarized management regime in the city of Goiânia. The research has as its central axis the historical construction of Physical Education in Brazil, authors such as Lino Castellani Filho, Carmen Lucia Soares, Valter Bracht, among others substantiated this research. An understanding of school capable of prioritizing human formation was also sought and it is understood that the relationships present in school education are broader than a transmission of content. The methodology adopted was qualitative and exploratory social research, using the semi-structured interview technique for data collection and analysis. In this research we can reflect around a school where the present relations were historically built with a military institution, directly influencing the pedagogical treatment with the school Physical Education. It is assumed here, the school as a place where human formation develops from the relations present there and the pedagogical intentions linked to each discipline or area of knowledge.
Palavras-chave: Educação Física escolar
Concepções de Educação Física
Escola militar
School Physical Education
Physical Education concepts
Military school
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: FREITAS, Danilo Alves Campos de. O trato pedagógico com a Educação Física em um Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) no município de Goiânia. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19026
Data de publicação: 9-Dez-2019
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Danilo Alves Campos de Freitas - 2019.pdf931,85 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons