Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19037
Tipo do documento: TCC
Título: A significação dos conceitos básicos da química a partir da elaboração de uma planilha avaliativa interativa
Título(s) alternativo(s): The significance of basic chemical concepts from the elaboration of a evaluation worksheet
Autor: Costa, Mara Divina da
Primeiro orientador: Silva, Vitor de Almeida
Primeiro membro da banca: Silva, Vitor de Almeida
Pereira Júnior, Carlos Antônio
Santos, Rodrigo da Silva
Resumo: O estudo dos conceitos básicos da química geral pressupõe um exercício teórico abstrato que direciona a aprendizagem a relações cada vez mais complexas. Dessa forma, a compreensão dos fenômenos que abordam a natureza macroscópica e microscópica da matéria envolve aspectos subjetivos que destacam e estruturam exercícios abstratos que ser referem ao comportamento e transformação da matéria. Nesse contexto a pesquisa tem como objetivo relacionar os conceitos básicos da química geral aos aspectos quantitativos e subjetivos através da elaboração de planilhas interativas através de ferramentas office. Para isso fez-se um levantamento teórico conceitual dos conceitos básicos da química geral. Posteriormente, foi feito um levantamento dos aspectos químicos e sua perspectiva subjetiva a serem correlacionadas com os conceitos químicos. De posse de tais dados desenvolveu-se tabelas interativas e a delimitação proposições subjetivas para a compreensão da resolução de questões química que exercitaram a relação abstrata entre os aspectos quantitativos e qualitativos que os conceitos elencados incitaram. Com o desenvolvimento da pesquisa compreendeu-se como o uso de ferramentas office e a elaboração de planilhas interativas são capazes de conferir significado aos aspectos quantitativos dos conceitos básicos da química geral proporcionando um direcionamento para um desenvolvimento cognitivo efetivo em sala de aula.
Abstract: The study of the basic concepts of chemistry presupposes an abstract theoretical exercise that directs learning to ever more complex relationships. Thus, the understanding of the phenomena that approach the macroscopic and microscopic nature of matter involves subjective aspects that highlight and structure abstract exercises that refer to the behavior and transformation of matter. In this context the research aims to relate the basic concepts of chemistry to quantitative and subjective aspects through the elaboration of interactive spreadsheets through office tools. For this, a theoretical conceptual survey of the basic concepts of general chemistry was made. Subsequently, a survey was made of the chemical aspects and their subjective perspective to be correlated with the chemical concepts. Possessing such data was developed interactive tables and the delimitation subjective propositions to the understanding of the resolution of chemical issues that exercised the abstract relationship between the quantitative and qualitative aspects that the concepts listed have prompted. With the development of the research it was understood how the use of office tools and the elaboration of interactive worksheets are able to impart meaning to the quantitative aspects of the basic concepts of general chemistry, providing a direction for an effective cognitive development in the classroom.
Palavras-chave: Ferramentas office
Abstração
Equilibração
Conceitos químicos
Objetivação
Subjetivação
Office tools
Abstraction
Equilibration
Chemical concepts
Objectivization
Subjectivation
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Cidade de Goiás (RCG)
Nome do curso: Educação do Campo (RCG)
Citação: COSTA, Mara Divina da. A significação dos conceitos básicos da química a partir da elaboração de uma planilha avaliativa interativa. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas, Universidade Federal de Goiás, Cidade de Goiás, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19037
Data de publicação: 10-Jul-2019
Aparece nas coleções:RCG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação do Campo - Mara Divina da Costa - 2019.pdf1,88 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons