Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19060
Tipo do documento: Artigo
Título: Ser professora: representações e identidades no contexto da cultura visual
Autor: Satler, Lara Lima
Martins, Alice Fátima
Resumo: A temática desta reflexão trata da desconstrução de um padrão que normatiza o ser professor universitário a partir de artefatos da cultura visual de uma instituição de ensino superior. Para tanto, foram utilizadas como fonte de dados entrevistas realizadas com professores/as colaboradores/as, recém ingressantes, na Universidade Federal de Goiás – UFG, entre os/as quais a pesquisadora se inclui tanto como respondente, quanto como recém ingressante na mesma instituição. Para todos/as foi perguntado “Você se considera educador/a?”; como segunda fonte, foi analisado o Jornal UFG, na sua comemorativa 50a edição, buscando a partir das fotografias dos/as seus/suas professores/as, como a instituição constrói as representações deles/as. Como resultados, serão apresentadas as análises dialogadas com referenciais bibliográficos objetivando compreender como algumas representações sociais do que é ser professor universitário interferem na prática docente da pesquisadora.
Abstract: The theme of this reflection is the deconstruction of a pattern that regulates the professor be artifacts from the visual culture of an institution of higher education. So, were used as a data source interviews with teachers the newly entering as employees at the Federal University of Goiás - UFG, which I include myself both as researcher and as respondent, and as new entrant in the same institution. For all I was asked "Do you consider yourself an educator?"; as a second source, we analyzed the Journal UFG in its commemorative 50th edition, searching from the photographs of his teachers, as the institution constructs representations of them. As a result, the analyzes will be presented dialogued with bibliographical references aiming to understand how some representations of what being a university professor teaching practice interfere with the researcher.
Palavras-chave: Cultura visual
Ser professora universitária
Representação social
Visual culture
Social representation
Being a university professor
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Citação: SATLER, Lara Lima; MARTINS, Alice Fátima. Ser professora: representações e identidades no contexto da cultura visual. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 6, n. 10, p. 152-176, mar. 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5902/198373487397
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Identificador do documento: 10.5902/198373487397
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19060
Data de publicação: Mar-2013
Aparece nas coleções:FAV - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Lara Lima Satler - 2013.pdf954,81 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons