Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19062
Tipo do documento: Artigo
Título: Imagem na parede, uma brincadeira na rede reflexão sobre imagens e o cotidiano pixelizado
Autor: Martins, Alice Fátima
Pereira, Renato Cirino Machado Alves
Resumo: Neste artigo, é feita uma reflexão sobre as possibilidades de articulação de diálogos a partir das projeções e representações do imaginário dos usuários das redes telemáticas. A discussão se inicia pelo envolvimento desses sujeitos com as imagens técnicas e pela proximidade estabelecida com os aparatos tecnológicos. São deflagrados, assim, processos possibilitadores de encantamentos e de deslumbramentos no universo zerodimensional dos pixels, que se comportam em projeções na intenção de representar e simular o mundo natural por meio de superfícies imaginadas. Universo este composto somente por informações impalpáveis. Por códigos binários que organizam os pixels a formar imagens em telas onde inexistem dimensões. É nessa nulo-dimensão que surge a condição ideal para o affair entre homem e aparatos tecnológicos. Neste jogo, o papel dos participantes consiste em atuar de forma programada pelos algoritmos desses ambientes. Para observar melhor essas relações foi realizada a análise da performance Casa_Comigo a partir de algumas leituras de Vilém Flusser. O ato artístico consistiu em um site e projeções de imagens na casa do artista-autor. O resultado da análise levou à questão central do artigo: as imagens constituem meios efetivos no estabelecimento de relações dialógicas entre as pessoas?
Abstract: In this paper, we propose a reflection about the dialogues articulated on projections and representations of the telematics networks users imaginary. The discussion begins with the involvement of these users with the techniques images and with the proximity established by technological devices. In processes of enchantment and dazzling within the universe formatted by null-dimensional pixels, projections represent and simulate the natural world through imaginary surfaces. This universe composed entirely of intangible information, where the binary codes organize the pixels to form images on screens where there are no dimensions. It is in this null-dimensional space that has arises the condition for the affair between the man and the technological devices. In this game, the participant‟s role is to act as programmed by the algorithms of these environments. To observe these relationships, we have done the analysis of the artistic performance Casa_Comigo, based on some lectures of Vilém Flusser. The artistic act consisted of a site and projected images inside the home of the artist-author. The result of the analysis led to the central question of this article: the techniques images are effective ways to establish dialogic relations between people?
Palavras-chave: Imagens técnicas
Vilém Flusser
Deslumbramento
Jogo
Techniques images
Vilém Flusser
Dazzling
Game
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Programa: Imagem na parede, uma brincadeira na rede reflexão sobre imagens e o cotidiano pixelizado
Citação: MARTINS, Alice Fátima; CIRINO, Renato. Imagens na parede, uma brincadeira na rede. Revista Digital do LAV, Santa Maria, n. 8, p. 098-124, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5902/198373484093
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Identificador do documento: 10.5902/198373484093
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19062
Data de publicação: 2012
Aparece nas coleções:FAV - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Alice Fátima Martins - 2012.pdf521,71 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons