Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19078
Tipo do documento: Artigo
Título: Desvios e seduções pedagógicas das culturas (não apenas) visuais
Título(s) alternativo(s): Deviations and pedagogical seductions of the visual (but not only) cultures
Desviaciones y tentaciones pedagógicas de las culturas (no sólo) visuales
Autor: Tourinho, Irene Maria Fernandez Silva
Resumo: Tomando a sedução e o desvio como elementos do trabalho pedagógico, este texto parte da compreensão de que a cultura (não apenas) visual não se reduz às visualidades e de que conhecimento e poder estão atrelados nos processos educativos. Apresenta e discute dois rumos que tem se mostrado importantes para pensar a educação da cultura (não apenas) visual, especificamente, (1) a necessidade de intensificar a presença do ‘eu’ e a dimensão experiencial do conhecimento e (2) a necessidade de resistir à metodolatria e suas implicações. Alguns dilemas sobre este segundo ponto são discutidos explicitando como tais rumos convidam ao risco e, portanto, acolhem e estimulam seduções e desvios.
Abstract: Acknowledging seduction and deviation as elements of pedagogical work, this article is based on the understanding that (not only) visual culture does not reduces itself to visualities and that knowledge and power are intertwined in the educative processes. It presents and discusses two directions that have become preponderant to reflect about (not only) visual culture, specifically, (1) the necessity to intensify the presence of self and of the experiencial dimension of knowledge, and (2) the necessity to resist the methodolatry and its implications. Some dilemmas about this last point are discussed, explicating how these directions invite to risk taking and, as so, embraces seduction and deviations.
Tomando la seducción y el desvío como elementos del trabajo pedagógico, este texto parte de la comprensión de que la cultura (no solo) visual no se reduce a las visualidades y de que conocimiento y poder están atrapados en los procesos educativos. Presenta y discute dos rumbos que tienen se mostrado importantes para pensar la educación de la cultura (no solo) visual, específicamente la (1) necesidad de intensificar la presencia del ‘yo’ y la dimensión experiencial del conocimiento, y (2) la necesidad de resistir a la metodolatria e sus implicaciones. Algunos dilemas sobre este segundo punto son discutidos explicitando como tales rumbos invitan al riesgo y, por lo tanto, acogen y estimulan seducciones y desvíos.
Palavras-chave: Trabalho pedagógico
Artes
Cultura
Pedagogical work
Culture
Arts
Trabajo pedagógico
Cultura
Artes
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Citação: TOURINHO, Irene. Desvios e seduções pedagógicas das culturas (não apenas) visuais. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 13, n. 22, p. 54-76, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19078
Data de publicação: 2010
Aparece nas coleções:FAV - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Irene Maria Fernandez Silva Tourinho - 2010.pdf286,1 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons