Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19084
Tipo do documento: Artigo
Título: (Des)colonizações: de que contextos falamos quando falamos de educação à distância?
Título(s) alternativo(s): (De)colonializations: from which contexts we speak when talking about distance education?
Autor: Guimaraes, Leda Maria de Barros
Perotto, Lilian Ucker
Resumo: Somos professoras da Universidade Federal de Goiás e durante os últimos cinco anos nos dedicamos à formação de professores em artes visuais em cursos de licenciatura à distância. Neste texto – organizado em três partes - compartilharemos reflexões que foram apresentadas durante o III Colóquio Internacional Educação e Visualidades, celebrado na Universidade Federal da Paraíba em dezembro de 2011, a partir de alguns ‘incômodos’ em relação a nossa experiência como docentes/coordenadoras de um curso à distancia. Para pensar quais e como se dão estes incômodos trabalhamos com a ideia simultânea de ‘(des) colonização’, destacando algumas contradições, conflitos e deslocamentos provocados pela dupla percepção de colonizar/descolonizar a partir da nossa experiência com a educação à distância no contexto do ensino superior na UFG.
Abstract: We are teachers in the Federal University of Goiás and for the past five years we dedicated our efforts to visual arts teacher’s education in distance teaching degrees. In this text – organized in three parts – we will share thoughts that were presented during the III International Colloquium of Education and Visualities, which took place at the Federal University of Paraiba in December 2011, departing from some ‘disturbances’ about our experience as professors/coordinators of a distance degree. In order to think about which are the disturbances and how they happen, we work with the double concept of '(de)colonialization', highlighting some contradictions, conflicts and displacements driven by a double perception of colonializing/decolonializing from the standpoint of our experience with distance education in the context of higher education at UFG.
Palavras-chave: Educação à distância
Distance education
Incômodos
(Des)colonizações
Disturbances
(De)colonialization
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Citação: GUIMARÃES, Leda; PEROTTO, Lilian Ucker. (Des)colonizações: de que contextos falamos quando falamos de educação à distância? Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 6, n. 11, p. 73-89, set. 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5902/1983734810728
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Identificador do documento: 10.5902/1983734810728
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19084
Data de publicação: Set-2013
Aparece nas coleções:FAV - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Leda Maria de Barros Guimarães - 2013.pdf535,69 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons