Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19092
Tipo do documento: Artigo
Título: Entre percalços e desejos: sobre a insurgência e possibilidades das pedagogias culturais
Título(s) alternativo(s): Between difficulties and wishes: insurgency and possibilities of cultural pedagogies
Autor: Tourinho, Irene Maria Fernandez Silva
Silva Filho, Raimundo Martins da
Resumo: Organizado em três sessões, este artigo apresenta, na primeira parte, uma visão do conteúdo que trataremos no decorrer do trabalho. A segunda parte dá início a uma conversa sobre pedagogias culturais, destacando suas ênfases e princípios orientadores. Na parte seguinte, utilizamos duas imagens da personagem Mafalda, do autor argentino Quino, para discutir aspectos que fundamentam os caminhos que as pedagogias culturais propõem. Na última e terceira parte, com a contribuição de mais uma imagem das histórias em quadrinhos que Mafalda protagoniza, entrelaçamos fragmentos de abordagens das pedagogias culturais, ressaltando a presença\ausência de sujeitos, identidades, poder, alteridade, experiência, transformação, sensibilidade e escuta.
Abstract: Organized into three sections, this article presents, in the first part, a vision of the content that we discuss in this work. The second part starts a conversation about cultural pedagogies, highlighting its emphasis and guiding principles. In the next part, we use two images of the „comics‟ character Mafalda, created by the Argentine author Quino, to analyze issues that underlie the ways that cultural pedagogies offer. In the third and last part, with the contribution of another comics image of Mafalda, we interweave fragments of cultural pedagogies, focusing the presence/absence of subject, identity, power, otherness, experience, transformation, sensibility and listening.
Palavras-chave: Pedagogias culturais
Cultural pedagogies
Aprendizagem
História em quadrinhos
Experiência
Learning
Experience
Comics
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Citação: TOURINHO, Irene; MARTINS, Raimundo. Entre percalços e desejos: sobre a insurgência e possibilidades das pedagogias culturais. Textura, Canoas, v. 17, n. 34, p. 32-47, maio/ago. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19092
Data de publicação: Ago-2015
Aparece nas coleções:FAV - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Irene Maria Fernandez Silva Tourinho - 2015.pdf384,38 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons