Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19099
Tipo do documento: Artigo
Título: Esse é o jeito rebelde de ser: produzindo masculinidades nas salas de aula
Autor: Nunes, Luciana Borre
Silva Filho, Raimundo Martins da
Resumo: Este texto apresenta pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (Brasil). Os dados estão sendo coletados em uma escola da rede pública de Goiânia, Goiás, com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. O estudo tem como foco discutir e analisar a constituição de masculinidades através do artefato visual: novela Rebeldes. A perspectiva pós-estruturalista embasa os referenciais teóricos da pesquisa. A investigação, de orientação qualitativa, se caracteriza como estudo do tipo etnográfico sendo utilizadas entrevistas, diário de campo, grupos focais e fotografias como material empírico. O texto discute como os discursos normativos da novela influenciam os comportamentos dos estudantes e seus relacionamentos sociais e como as práticas pedagógicas contribuem para a produção de masculinidades.
Abstract: The text presents partial results of an investigation being developed in the Graduate Program in Art and Visual Culture in the School of Visual Arts at the Federal University of Goiás (Brazil). The data has been collected in a public school in Goiânia, Goiás, with students from the 3rd year of Elementary School, and the study has its focus on the constitution of masculinities through a visual artifact: the soap opera “Rebeldes”. Qualitatively oriented, the investigation‟s theoretical referential underlies a poststructuralist perspective delineated by an ethnographic approach that uses interviews, field diary, focus groups and photographs as empirical material. The text discusses how the soap opera normative discourses influence students‟ behaviors, social relations and pedagogical practices in school contributing for the production of masculinities.
Palavras-chave: Masculinidades
Cultura visual
Salas de aula
Masculinities
Visual culture
Classes room
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Citação: NUNES, Luciana Borges; MARTINS, Raimundo. Esse é o jeito rebelde de ser: produzindo masculinidades nas salas de aula. Revista Digital do LAV, Canoas, n. 8, p. 1-21, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5902/198373484068
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Identificador do documento: 10.5902/198373484068
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19099
Data de publicação: 2012
Aparece nas coleções:FAV - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Luciana Borre Nunes - 2012.pdf379,5 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons