Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19101
Tipo do documento: Artigo
Título: Hipervisualização e territorialização: questões da cultura visual
Autor: Silva Filho, Raimundo Martins da
Resumo: Tomando como referência a ‘virada imagética’ e seus desdobramentos, este texto tem como foco uma discussão sobre arte e imagem como processos culturais destacando os conceitos de ‘hipervisualização’ e ‘territorialização visual’. Ressalta, também, o modo como a experiência visual envolve e influencia os indivíduos facilitando links com seus repertórios imagéticos e podendo ganhar força como expressão subjetiva e simbólica. Analisa vínculos entre cultura visual e educação examinando os conceitos de interpretação, poder, crítica e agência e suas inter-relações como princípios que fundamentam a educação da cultura visual.
Abstract: Taking the ‘pictorial turn’ and its consequences as reference, this text focus on a discussion about art and image as cultural processes, emphasizing the concepts of ‘hyper visualization’ and ‘visual territorialization’. It also underlines the way visual experience involves and influences individuals creating links with their images repertoire and gaining force as symbolic and subjective expression. It analyses links between visual culture and education examining the concepts of interpretation, power, critic and agency and its interrelations as principles that support visual culture education.
Tomando como referencia el ‘giro pictórico’ y sus desdoblamientos, este texto tiene como foco una discusión sobre arte e imagen como procesos culturales destacando los conceptos de ‘híper visualización’ y ‘teritorialización visual’. Destaca, aún, el modo como la experiencia visual acerca e influencia los individuos facilitando links con sus repertorios de imágenes, pudiendo ganar fuerza como expresión subjetiva y simbólica. Analiza los vínculos entre cultura visual e educación examinando los conceptos de interpretación, poder, crítica y agencia e sus inter-relaciones, principios que fundamentan la educación de la cultura visual.
Palavras-chave: Arte
Imagem
Cultura
Educação
Arte
Educación
Imagen
Cultura
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Citação: MARTINS, Raimundo. Hipervisualização e territorialização: questões da cultura visual. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 13, n. 22, p. 19-31, jul./dez. 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.15603/2176-1043/el.v13n22p19-31
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Identificador do documento: 10.15603/2176-1043/el.v13n22p19-31
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19101
Data de publicação: Dez-2010
Aparece nas coleções:FAV - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Raimundo Martins da Silva Filho - 2010.pdf242,22 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons