Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19111
Tipo do documento: Artigo
Título: Arte e ciência no século XIX: um estudo em torno da descoberta da fotografia no Brasil
Autor: Monteiro, Rosana Horio
Resumo: Este artigo examina a relação entre arte e ciência na descoberta da fotOgrafia. Trata-se de um processo fotOgráfico original criado pelo francês Hercule Florence na primeira metade do século XIX no Brasil, independente e simultaneamente a outros processos produzidos com o mesmo objetivo, sobretudo na Europa. A panir da análise dos manuscritos de Florence e de outros documentos originais do período, e combinando elementos da teoria menoniana da descoberta e dos estudos sociais da ciência, argumento que as circunstâncias periféricas locais de produçâo estão incorporadas na forma final do processo de Florence: um processo fotográfico sem o uso da câmera escura.
Abstract: This paper examines the relationship between ar! and science in the discovery of photography. It is about an original photographic process created by lhe Frenchman Hercule Florence in the 19th century Brazil, simultaneously and independently from other processes developed mostly in Europe. A detailed reconstruction of this process is reached by directly investigating his manuscripts and orher original documents of the period. Combining elements from the Mertonian theory of discovery and science studies, l argue that the local peripheral circumstances are embodied in the final form of Florence's process: a photographic process without a camera obscura.
Cel article examine la relation entre I'art et la science dans la découverte de la photographie. Il s'agil d'un processus photographique original créé par le français Hercule Florence dans la premiére moitié du XIXéme siêcle au Brésil, indépendament el simullanément à d'aUlres processus dévéloppés , surrOUl en Europe. A partir de I'analyse des manuscrilS de Florence el d'aUlres documents originaux de I'époque, el combinant des éléments de la théorie mertonienne de la découverte el des érudes sociales de la science, nous argumentons que les cil'COnSlances périphériques locales de production som incorporées dans la forme finale du processus de Florence: un processus pholOgraphique sans utilisation de la chambre noire.
Palavras-chave: Fotografia
Photography
Pholographie
Sociologia da ciência
Descobertas múltiplas
Sociologie de la science
Découvertes multipIes
Sociology of science
Multiple discoveries
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Citação: MONTEIRO, Rosana Horio. Arte e ciência no século XIX: um estudo em torno da descoberta da fotografia no Brasil. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 34, p. 51-70, jul./dez. 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19111
Data de publicação: Dez-2004
Aparece nas coleções:FAV - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Rosana Horio Monteiro - 2004.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons