Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19390
Tipo do documento: Artigo
Título: As políticas educacionais da formação do professor na década da educação no Brasil
Título(s) alternativo(s): Educational policies of teacher education in the decade in Brazil
Autor: Santos, Silvair Félix dos
Costa, Alexandre Ferreira da
Resumo: Este artigo tem como objetivo interpretar as concepções das políticas educacionais da formação do professor na Década da Educação no Brasil à luz da Análise do Discurso presente na literatura acadêmica. Apresenta um viés metodológico qualitativo e situa-se no campo teórico da Análise do Discurso, em que procuramos nos orientar por uma concepção discursiva que pudesse demonstrar os objetos discursivos, as relações e o lugar de aparecimento de um “novo” proces so de formação do professor no período da década da educação brasileira de 1997 a 2007. Por meio das concepções de sujeito, de dialogia, de gêneros, da relação entre sujeito e o outro em Bakhtin (1993), das Ordens de Discurso, do processo de produção, distribuição e consumo em Fairclough (2001), de enunciados, formação dos discursos e da constituição de formação discursiva em Foucault (2007), dialoga-se com o mapeamento das normas sobre a formação de professor nos discursos refratados na produção das regulamentações. Os dados analisados nessa pesquisa indicam que não há uma política para a formação de um sujeito-profissional-professor com um formato específico e acabado, porém existem ações e dispositivos normativos que direcionam para uma determinada “formação de professor”.
Abstract: This paper aims to interpret the concepts of educational policies of teacher education in the Decade of Education in Brazil in light of this Discourse Analysis in the academic literature. Presents a qualitative methodological bias and lies in the theoretical field of discourse analysis, we seek to be guided by a conception of discourse that could demonstrate the discursive objects, relations and the place of appearance of a "new" process of teacher training in period of decade of Brazilian education from 1997 to 2007. Through the concepts of subject, dialogism, genre, the relationship between subject and other in Bakhtin (1993), the Orders of Discourse, the process of production, distribution and consumption in Fairclough (2001), set out the formation of discourses and the constitution of discursive formation in Foucault (2007), dialogues with the mapping rules on teacher training in speeches refracted in the production regulations. The data analyzed in this research indicate that there is a policy for the formation of a fellow-professional-teacher with a specific format and finished, but there are actions and regulatory provisions that lead to a certain "teacher training".
Palavras-chave: Formação de professor
Políticas de formação
Análise do discurso
Teachers formation
Formation policies
Discourse analysis
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: SANTOS, Silvair Félix dos; COSTA, Alexandre Ferreira da. As políticas educacionais da formação do professor na década da educação no Brasil. Via Litterae, Anápolis, v. 5, n. 1, p. 101-125, jan./jun. 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 2176-6800
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 2176-6800
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19390
Data de publicação: Jun-2013
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Silvair Félix dos Santos - 2013.pdf371,81 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons