Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19393
Tipo do documento: Artigo
Título: Ensaio sobre a desrazão dialógica: apontamentos sobre uma ontologia da compreensão
Título(s) alternativo(s): Essay on the dialogic unreason: notes on an ontology of understanding
Autor: Costa, Alexandre Ferreira da
Resumo: Neste ensaio, tratamos dos paradoxos decorrentes da assunção radical de uma perspectiva bakhtiniana na formação do professor e no trabalho escolar. Refletimos sobre a angústia axiológica resultante da percepção do conflito entre o comentário de autoridade e o acabamento estético da assimetria institucional e sua legitimidade no âmbito do trabalho acadêmico e na profissionalização docente. Disso, derivamos a noção de uma “ontologia da compreensão” e sua relação com os eixos epistemológicos das práticas escolares.
Abstract: In this essay, we treat the paradoxes arising from the assumption of a radical Bakhtinian perspective in teacher education and school work. We reflect on the axiological anguish resulting from the perception of conflict of authority between the comment and the aesthetic finish of asymmetry and institutional legitimacy within the academic work and professionalization. In addition, we derive the notion of an "ontology of understanding" and its relation to the epistemological axes of school practices.
Palavras-chave: Trabalho escolar
School work
Formação de professores
Ontologia da compreensão
Teacher education
Ontology of comprehension
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: COSTA, Alexandre. Ensaio sobre a desrazão dialógica: apontamentos sobre uma ontologia da compreensão. Via Litterae, Anápolis, v. 4, n. 2, p. 183-190, jul./dez. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19393
Data de publicação: Dez-2012
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Alexandre Ferreira da Costa - 2012.pdf279,9 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons