Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19445
Tipo do documento: Artigo
Título: Ética na perspectiva bakhtiniana e na formação crítica docente: uma experiência no estágio supervisionado de língua inglesa
Título(s) alternativo(s): Ethics in the bakhtinian perspective and in critical english language teacher education: a practicum experience
Autor: Silvestre, Viviane Pires Viana
Figueredo, Carla Janaína
Pessoa, Rosane Rocha
Resumo: Neste texto, procuramos estabelecer um diálogo entre fundamentos bakhtinianos e formação crítica de professores/as de línguas, especialmente a respeito do conceito de ética. Para tanto, analisamos as práticas discursivas de três professoras-licenciandas da disciplina Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I, de um curso de Letras Português/Inglês, sobre o trabalho desenvolvido com o filme Além da sala de aula. O estudo aponta para a relevância do referencial teórico bakhtiniano sobre ética para a formação crítica docente, uma vez entendido que o/a professor/a em formação universitária precisa problematizar suas próprias concepções, perceber a responsabilidade de seus atos e assumir seu papel de agente.
Abstract: In this paper, we aim to establish a dialogue between Bakhtinian foundations and critical language teacher education, mainly regarding the concept of ethics. We analyse the discursive practices of three language student-teachers about the work developed with the film Beyond the Blackboard during their English Practicum I lessons. The study indicates the relevance of Bakhtin’s theoretical framework on ethics for the area of Critical Language Teacher Education, especially because it is understood that the student-teacher needs to problematize his/her own concepts, perceive the responsibility of his/her actions, and take his/her role as an agent for change.
Palavras-chave: Ética
Estágio supervisionado
Fundamentos bakhtinianos
Formação crítica de professores/as de línguas
Ethics
Bakhtinian foundations
Critical language teacher education
Practicum
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação:  SILVESTRE, Viviane Pires Viana; FIGUEREDO, Carla Janaína; PESSOA, Rosane Rocha. Ética na perspectiva bakhtiniana e na formação crítica docente: uma experiência no estágio supervisionado de língua inglesa. Bakhtiniana: revista de estudos do discurso, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 115-134, maio/ago. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19445
Data de publicação: Ago-2015
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Viviane Pires Viana Silvestre - 2015.pdf485,17 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons