Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19447
Tipo do documento: Artigo
Título: A alteridade constitutiva em aulas de inglês como língua-cultura estrangeira: a perspectiva do princípio dialógico bakhtiniano
Título(s) alternativo(s): The constituting alterity in classes of English as a foreign language-culture: the Bakhtinian dialogical principle perspective
Autor: Figueredo, Carla Janaina
Resumo: A proposta central deste trabalho é discutir como a dialogicidade existente nas práticas discursivas desenvolvidas por alunos brasileiros de inglês e seu professor irlandês influenciam na constituição e expressão de suas subjetividades no contexto da sala de aula. Fundamentados em alguns elementos que compõem o princípio dialógico bakhtiniano, percebemos que a presença do outro nas interações com os participantes deste estudo representa o fator determinante na revelação de suas posturas valorativas e, por conseguinte, em suas reconstruções frente aos interlocutores envolvidos, garantindo assim, momentos significativos de apropriação do inglês como língua-cultura estrangeira.
Abstract: The main purpose of this paper is to discuss how dialogicity which is present in the development of Brazilian students of English and their Irish teacher’s discourse practices influences their subjectivities’ constitution and expression in the classroom context. Based on some elements that make up the Bakhtinian dialogical principle we notice that the other’s presence throughout the interactions with this study’s participants represents the fundamental factor to reveal their viewpoints as well as to rebuild them before their interlocutors, which can guarantee significant moments for the appropriation of English as a foreign language-culture.
Palavras-chave: Interação
Inglês como língua-cultura estrangeira
Alteridade
Dialogismo
Subjetividade
Interaction
Dialogism
Alterity
Subjectivity
English as a foreign language-culture
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: FIGUEREDO, Carla Janaina. A alteridade constitutiva em aulas de inglês como língua-cultura estrangeira: a perspectiva do princípio dialógico bakhtiniano. Bakhtiniana: revista de estudos do discurso, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 2012-87, jan./jun. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S2176-45732012000100005 
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.1590/S2176-45732012000100005 
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19447
Data de publicação: Jun-2012
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Carla Janaina Figueredo - 2012.pdf552,29 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons