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Tipo do documento: Artigo
Título: O papel das recompensas como estratégia motivacional em sala de aula de inglês
Título(s) alternativo(s): The role of rewards as a motivational strategy in the english classroom
Autor: Medeiros, Tânitha Gléria de
Figueredo, Carla Janaina
Resumo: Esta pesquisa apresenta como objetivo geral identificar se as recompensas representam um recurso positivo ou negativo para serem usadas em sala de aula, com cinco pré-adolescentes aprendizes de Língua Inglesa. Como objetivo específico, esperamos compreender a influência das recompensas, como estratégia motivacional, no processo de aquisição de L2. À luz da literatura da área, esta pesquisa se concentra, em sua maior parte, nos estudos de Gardner (1985, 1988, 1999). Sob o ponto de vista metodológico, este estudo apóia-se na investigação qualitativa para a coleta e análise dos dados, e tem como instrumento de análise o questionário. Os resultados nos revelam que os sujeitos se mostram indiferentes às recompensas, uma vez que a participação dos sujeitos nas atividades propostas é espontânea, demonstrando, assim, uma motivação intrínseca, em sua maioria. Contudo, o papel das recompensas não é negativo, pois não apresenta danos ou prejuízos na sua ausência.
Abstract: The general objective of this research is to identify if the rewards represent a positive or a negative resource to be used in the classroom, with five pre-adolescents learners of English Language (L2). As a specific objective, we hope to understand the influence of rewards as motivational strategy in the process of acquisition of L2. Great part of this study is based on the approach proposed by Gardner (1985, 1988, 1999). This study has also adopted the proposals of the qualitative investigation to collect and analyze the data and it has as its instrument the questionnaire. The results point out that these specific learners are indifferent before rewards since their participation in the requested activities is spontaneous, which reveals that their motivation is intrinsic. Besides that, the role of rewards is not negative because it did not present damages in its absence.
Palavras-chave: Motivação
Motivation
Estratégias motivacionais
Recompensas
Suborno
Motivational strategies
Rewards
Bribery
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: MEDEIROS, Tânitha Gléria de; FIGUEREDO, Carla Janaina. O papel das recompensas como estratégia motivacional em sala de aula de inglês. Revelli: revista de educação, linguagem e literatura, Inhumas, v. 2, n. 1, p. 53-73, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19450
Data de publicação: Mar-2010
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