Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19463
Tipo do documento: Artigo
Título: Abordagem de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua espanhola
Título(s) alternativo(s): Oral discursive genre approach in spanish language textbooks
Autor: Alvares, Margarida Rosa
Preuss, Elena Ortiz
Resumo: Estudos diversos apontam que o trabalho com os gêneros orais tem sido marginalizado em sala de aula. Porém, muitas vezes, as dificuldades na comunicação oral surgem em virtude do desconhecimento sobre o gênero discursivo, embora o falante tenha conhecimento sobre o sistema linguístico. A partir dessa constatação e considerando o papel dos livros didáticos (LDs) no processo de ensino-aprendizagem, de línguas, neste artigo pretendemos analisar como são abordados os gêneros orais em duas coleções didáticas de língua espanhola. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, na qual analisamos coleções escolhidas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos anos de 2012 e 2015. Para cumprir com nosso objetivo, expusemos um panorama teórico sobre os gêneros discursivos e discursivos orais, apresentamos a metodologia adotada e as análises realizadas, as quais possibilitaram observar que ainda há, nessas coleções, uma primazia pelo trabalho pedagógico a partir de gêneros escritos, embora na comparação entre as obras, a coleção mais recente apresenta mais atividades com gêneros discursivos orais.
Abstract: Several studies point that the oral genres have been marginalized in the classroom. However, often, difficulties in oral communication arise because a lack of knowledge about the discursive genre, although the speaker has the knowledge about the linguistic system. From this evidence and considering the role of textbooks in the language teaching learning process, in this article we aim to analyze how oral genres are treated on two textbooks of Spanish language. For this, we carry out a bibliographic research in which we analyzed textbooks chosen by the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), in the years of 2012 and 2015. To achieve our goal, we exposed a theoretical overview about discursive genres and oral discursive genres, present the methodology adopted and the performed analyzes, which made it possible to note that in the collections there are still primacy by the pedagogical work from written genres, although when comparing the approach, the latest textbook presents more activities with oral discursive genres.
Palavras-chave: Gêneros orais
Oral genre
Livros didáticos
Espanhol
Spanish language
Textbooks
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: ÁLVARES, Margarida Rosa; PREUSS, Elena Ortiz. Abordagem de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua espanhola. Signum: estudos da linguagem, Londrina, v. 18, n. 2, p. 92-120, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19463
Data de publicação: Dez-2015
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Margarida Rosa Alvares - 2015.pdf266,64 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons