Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19470
Tipo do documento: Artigo
Título: Atenção ao input e aprendizagem: o papel da instrução explícita na aquisição do espanhol como L2
Autor: Finger, Ingrid
Preuss, Elena Ortiz
Resumo: Este artigo apresenta a continuidade de uma pesquisa sobre os efeitos da instrução formal sobre o SE, operador aspectual em espanhol, a qual evidenciou que, a curto prazo, esse tipo de intervenção pedagógica produziu efeitos positivos. Entretanto, não se sabia se esses efeitos se manteriam a longo prazo. Assim, uma nova coleta de dados foi feita, vinte e quatro meses após a última coleta da investigação anterior, a fim de verificar se os efeitos da instrução eram duradouros, bem como refletir sobre as relações entre os conhecimentos implícito e explícito e o papel que a instrução desempenha na formação desses saberes. Os resultados evidenciaram que a instrução foi duradoura a longo prazo, confirmando também as conclusões do estudo inicial, no que se refere ao papel que a instrução desempenha como facilitadora do intake, e na formação do conhecimento implícito.
Abstract: This article aims at analyzing the long-term effects of formal instruction in the acquisition of implicit knowledge of the Spanish pronoun SE by a group of Brazilian learners. The initial study indicated that the pedagogical intervention that was conducted increased accuracy rates in both comprehension and production tasks. A new set of tests were applied to the same participants two years after the first data collection in order to verify if the beneficial effects of instruction would be long-lasting. The predictions were confirmed thus providing evidence for the Weak Interface Hypothesis with respect to the interaction between explicit and implicit knowledge in L2 learning.
Palavras-chave: Effects of explicit instruction
Efeitos da instrução explícita
Spanish aspectual SE
Implicit and explicit knowledge
SE operador aspectual do espanhol
Conhecimento implícito e explícito
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: FINGER, Ingrid; PREUSS, Elena Ortiz. Atenção ao input e aprendizagem: o papel da instrução explícita na aquisição do espanhol como L2. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 78-85, jul./set. 2009. 
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19470
Data de publicação: Set-2009
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ingrid Finger - 2009.pdf529,19 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons