Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19470
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Atenção ao input e aprendizagem: o papel da instrução explícita na aquisição do espanhol como L2 |
Autor: | Finger, Ingrid Preuss, Elena Ortiz |
Resumo: | Este artigo apresenta a continuidade de uma pesquisa sobre os efeitos da instrução formal sobre o SE, operador aspectual em espanhol, a qual evidenciou que, a curto prazo, esse tipo de intervenção pedagógica produziu efeitos positivos. Entretanto, não se sabia se esses efeitos se manteriam a longo prazo. Assim, uma nova coleta de dados foi feita, vinte e quatro meses após a última coleta da investigação anterior, a fim de verificar se os efeitos da instrução eram duradouros, bem como refletir sobre as relações entre os conhecimentos implícito e explícito e o papel que a instrução desempenha na formação desses saberes. Os resultados evidenciaram que a instrução foi duradoura a longo prazo, confirmando também as conclusões do estudo inicial, no que se refere ao papel que a instrução desempenha como facilitadora do intake, e na formação do conhecimento implícito. |
Abstract: | This article aims at analyzing the long-term effects of formal instruction in the acquisition of implicit knowledge of the Spanish pronoun SE by a group of Brazilian learners. The initial study indicated that the pedagogical intervention that was conducted increased accuracy rates in both comprehension and production tasks. A new set of tests were applied to the same participants two years after the first data collection in order to verify if the beneficial effects of instruction would be long-lasting. The predictions were confirmed thus providing evidence for the Weak Interface Hypothesis with respect to the interaction between explicit and implicit knowledge in L2 learning. |
Palavras-chave: | Effects of explicit instruction Efeitos da instrução explícita Spanish aspectual SE Implicit and explicit knowledge SE operador aspectual do espanhol Conhecimento implícito e explícito |
País: | Brasil |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Letras - FL (RG) |
Citação: | FINGER, Ingrid; PREUSS, Elena Ortiz. Atenção ao input e aprendizagem: o papel da instrução explícita na aquisição do espanhol como L2. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 78-85, jul./set. 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19470 |
Data de publicação: | Set-2009 |
Aparece nas coleções: | FL - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Ingrid Finger - 2009.pdf | 529,19 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons