Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19475
Tipo do documento: Artigo
Título: Interatividade na televisão: a globalização pelos gêneros
Título(s) alternativo(s): Interactivity on television: the globalization by the genres
Autor: Temer, Ana Carolina
Tondato, Márcia Perencin
Resumo: Este artigo trata da transformação da televisão aberta que evita tornar-se uma opção antiga (e passiva) no conjunto das inovações midiáticas, em que se multiplicam as atrações interativas e o acesso rápido para um consumidor que se torna cada vez mais exigente no consumo do lazer e da informação. As emissoras de televisão investem em “programas testes”, com possibilidades de interatividade, dando espaço para o surgimento de gêneros complexos que permitem uma participação mais explícita do telespectador na programação, retomando estratégias já utilizadas pelo rádio, promovendo um misto de circo, gincana, programas de auditório, apostando na curiosidade do ser humano pelo inusitado, pelo inesperado.
Abstract: This article talks about the transformation television lives in order not to become old fashioned, labeled as passive and obsolete among media innovations, in which we find multiplied interactivity attractions, accessed faster each day by a more an more demanding consumer of leisure and information. Television networks invest in new formats, aiming the interactivity, giving space for new and complex genres, which allow a more open participation of viewers, by means of strategies already used in the radio, promoting a mixture of circus, competition, live programs, betting on human being curiosity for the unexpected.
Este artículo se ocupa de la transformación de la televisión como reacción a las innovaciones de los medios, donde si multiplican las atracciones interactivas y el acceso rápido para un consumidor que es a cada hora más exigente en desfrute del ocio y de la información. Los remitentes de la televisión invierten en “programas experimentales”, con las posibilidades del interactividad, dando espacio para el brote de géneros complejos, pero que permiten una participación más explícita del espectador en la programación, volviendo a tomar las estrategias usadas ya por la radio, promoviendo un compuesto del circo, gincanas, programas de audiencias, apostando en la curiosidad del humano para el inusual, para el inesperado.
Palavras-chave: Interatividade
Televisão
Gêneros
Reality
Interactivity
Television
genres
Reality shows
Interatividad
Televisión
Género
Reality
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Citação: TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa; TONDATO, Márcia Perencin. Interatividade na televisão: a globalização pelos gêneros. Communicare, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 83-96, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19475
Data de publicação: 2006
Aparece nas coleções:FIC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ana Carolina Temer - 2006.pdf661,22 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons