Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19483
Tipo do documento: Artigo
Título: Formação de jornalistas e ensino universitário: perspectivas de docentes de jornalismo sobre a implantação das novas DCNs
Título(s) alternativo(s): Major in journalism and higher education: perspectives from professors about the updating of the DCNs
Autor: Temer, Ana Carolina
Santana, Mayara Jordana Sousa
Resumo: Este artigo visa apresentar as reflexões a respeito das mudanças proporcionadas pelas novas diretrizes curriculares nacionais (DCNs) implantadas em 2013 no curso de Jornalismo. O estudo traz um breve histórico sobre o ensino superior em Jornalismo no Brasil e uma sistematização dos currículos mínimos e das diretrizes curriculares do curso. A pesquisa qualitativa, de natureza empírica, foi realizada por meio de entrevistas com representantes de três instituições de ensino superior que ofertam o curso de Jornalismo em Goiânia (GO), e análise documental. Os resultados apontam que os docentes, em geral, avaliam positivamente as novas DCNs, porém divergem suas opiniões quanto a obrigatoriedade do estágio e a realização do TCC individualmente, aspectos ressaltados por eles como polêmicos nas novas DCNs para o curso de Jornalismo.
Abstract: This article aims to present the reflections about the changes provided by the new National Curriculum Guidelines (DCNs) implemented in 2013 in the Journalism undergraduation degree. This study provides a brief history on higher education in Journalism undergraduation degree in Brazil and a systematization of the minimum curricula and the curricular guidelines of the major in journalism. The investigation is a qualitative research, of empirical nature, and was conducted through interviews with representatives of three higher education institutions, which offer in Journalism undergraduation degree in Goiânia (GO), and documentary analysis. The results show that professors generally evaluate the new DCNs positively, but differ their opinions regarding the compulsory internship and the accomplishment of the individual Final Term Paper, aspects emphasized by them as controversial in the new DCNs for the major in Journalism.
Palavras-chave: Ensino superior
Jornalismo
Diretrizes curriculares nacionais
Higher education
Journalism
National curriculum guideliness
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Citação: TEMER, Ana Carolina; JOFFE, Mayara Jordana Sousa Santana. Formação de jornalistas e ensino universitário: perspectivas de docentes de jornalismo sobre a implantação das novas DCNs. REBEJ: revista brasileira de ensino de jornalismo, Brasília, v. 8, n. 22, p. 5-33, jan./jun. 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19483
Data de publicação: Jun-2018
Aparece nas coleções:FIC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ana Carolina Temer - 2018.pdf559,02 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons