Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19494
Tipo do documento: Artigo
Título: Pedagogia da narrativa e narratividade
Título(s) alternativo(s): Pedagogy of narrative and narrativity
Autor: Couto, Elza Kioko Nakayama Nenoki do
Resumo: Atualmente, vivenciamos nas escolas públicas, a inserção de adolescentes em situação de rua e na rua. Isto nos induz a uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem de qualquer conteúdo que deve ser feita sob perspectivas da própria ciência, da psicológica, da política, da social, da cultural e da histórica. Nesta perspectiva, objetiva-se fazer uma reflexão sobre a produção textual, especificamente sobre a narrativa de e para crianças carentes, que encontram nas escolas o germe inibidor da escrita, ao se priorizarem nas aulas de redação a quantificação dos “erros” que os estudantes cometem. Como consideração final desse trabalho enfatiza-se que o professor, que trabalha especialmente com crianças carentes, poderia priorizar a produção de narrativas cujos temas fossem os referentes à sua vida de modo geral, como experiências pessoais, temas festivos e angústias. Ao trabalhar as narrativas acima, o professor amparado pelas teorias não só linguísticas, mas também pelas teorias antropológicas, conheceria a realidade de seus alunos e seria sensível às narrativas escritas por elas, não se esquecendo que elas são a expressão de uma realidade emocional fragilizada (carentes) e não dominada (adolescentes).
Abstract: We are presently experiencing the insertion of adolescents who are or live in the streets into public schools. This leads us to a reflection concerning the teaching/learning of any contents, which should be done from the psychological, political, social, cultural and historical perspective of science. From this perspective, we aim at reflecting on text production, specifically about narrative from and for children in need, who finds in school the germ that inhibits writing, since the priority in creative writing classes is to quantify the "mistakes" made by the students. As a final consideration of this paper, we emphasize that a teacher who works specifically with children in need could prioritize the production of narratives referring to their lives in general, such as personal experiences, festivities and aguish. By working on the narratives mentioned above, the teacher, supported not only by linguistic theories but also by anthropological ones, would become familiar with the students' realities and would be sensitive to the narratives they produced, while keeping in mind that they express a fragilized emotional reality (in need) and not dominated (adolescents).
Palavras-chave: Narrativas
Narrative
Narratividade
Escolas públicas
Narrativity
Children in need
Public schools
Adolescentes carentes
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: COUTO, Elza Kioko Nakayama Nenoki do. Pedagogia da narrativa e narratividade. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 2, p. 10-25, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19494
Data de publicação: 2011
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto - 2011.pdf223,23 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons