Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19512
Tipo do documento: Artigo
Título: Gênero e diversidade sexual no currículo escolar: uma abordagem inter e transdisciplinar no ensino e na formação de professores
Título(s) alternativo(s): Genre and sexual diversity in the school curriculum: an inter and trans disciplinary approach in the teaching and in the teacher education
Autor: Araújo, Rubenilson Pereira de
Camargo, Flávio Pereira
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre questões diversas referentes aos estudos de gênero e à diversidade sexual no ensino e na formação de professores. Para tanto, partimos, inicialmente, de uma discussão sobre os paradigmas educacionais emergentes e a teoria da complexidade e suas interrelações com o currículo e a formação de professores. Em seguida, verticalizamos nossas discussões acerca da relação entre gênero, sexualidade e currículo com fundamentação teórica e crítica advinda dos Estudos Culturais, particularmente os estudos de gênero e suas interfaces com a educação, em uma perspectiva pós-estruturalista, com o objetivo de discutir o pleno acesso à cidadania e a garantia dos direitos humanos a todos os cidadãos.
Abstract: The aim of this paper is to discuss various issues related to studies of gender and sexual diversity in teaching and teacher education. The starting point was, initially, a discussion of the emerging educational paradigms and complexity theory and their interrelations with the curriculum and teacher training. Then we broadened our discussions about the relationship between gender, sexuality and curriculum with theory and criticism from the Cultural Studies, particularly the study of gender and its interfaces with education in a post-structuralism perspective, aimed at discussing the full access to citizenship and human right guarantees to all citizens.
Palavras-chave: Interdisplinary
Interdisciplinaridade
Teacher training
Sexual diversity
Curriculum
Currículo
Diversidade sexual
Formação de professores
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: ARAÚJO, Rubenilson Pereira de; CAMARGO, Flávio Pereira. Gênero e diversidade sexual no currículo escolar: uma abordagem inter e transdisciplinar no ensino e na formação de professores. Entreletras, Araguaína, v. 3, n. 1, p. 104-123, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19512
Data de publicação: Jul-2012
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Rubenilson Pereira de Araújo - 2012.pdf163,71 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons