Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19521
Tipo do documento: Artigo
Título: Participação popular e os valores notícia no telejornalismo: interação e cidadania
Título(s) alternativo(s): La participación popular y los valores-noticia en el teleperiodismo: interacción y ciudadanía
Popular participation and news values in telejournalism: interaction and citizenship
Autor: Temer, Ana Carolina
Moraes, Adriana Teixeira de
Coelho, Bernadete
Resumo: Este trabalho consiste numa reflexão sobre a cidadania nos meios de comunicação, mais especificamente na televisão. Está fundamentado no princípio de que a participação do telespectador no conteúdo do telejornal deve configurar-se como um direito e, portanto, uma garantia de cidadania. O trabalho expõe como os jornalistas podem interferir na prática da cidadania a partir dos critérios de noticiabilidade que moldam a rotina desses profissionais no processo de produção da notícia veiculada no telejornalismo. O objeto da pesquisa é o quadro “Quero Ver na TV”, criado pela Televisão Anhanguera, afiliada da Rede Globo, para ser um canal de interatividade entre os telespectadores e os jornalistas.
Abstract: Este trabajo consiste en una reflexión sobre la ciudadanía en los medios de comunicación, más específicamente en la televisión. Se fundamenta en el principio de que la participación del telespectador en el contenido de los telediarios debe configurarse como un derecho y, por tanto, una garantía de ciudadanía. El trabajo expone la forma en que los periodistas pueden interferir en el ejercicio de la ciudadanía, a partir de los criterios de noticiabilidad que moldean la rutina de estos profesionales en el proceso de producción de la noticia vehiculada por el teleperiodismo. El objeto de la investigación es el espacio “Quiero Ver en la TV”, creado por la Televisión Anhanguera, filial de la Red Globo, para ser un canal de interactividad entre los telespectadores y los periodistas.
This article consists of a reflection on the citizenship regarding means of communication, more specifically television. It is based on the principle that the viewer’s participation in television news program content should be configured as a right and, therefore, a citizenship guarantee. The study shows how journalists can be involved in the practice of citizenship, basing on the newsworthiness criteria that shape these professionals’ routines in the production process of news that is conveyed in telejournalism. The object of this research is the news frame “Quero ver na TV” (“I want to see on TV”), created by Anhanguera Television, affiliated with Rede Globo, to be an interactivity channel among viewers and journalists.
Palavras-chave: Cidadania
Interatividade
Telejornalismo
Ciudadanía
Interactividad
Teleperiodismo
Citizenship
Interactivity
Telejournalism
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Citação: MORAES, Adriana; TEMER, Ana Carolina Pessoa; COELHO, Bernardete. Participação popular e os valores notícia no telejornalismo: interação e cidadania. Brazilian Journalism Research, Brasília, v. 9, n. 2, p. 130-149, 20 dez. 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.25200/BJR.v9n2.2013.541
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.25200/BJR.v9n2.2013.541
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19521
Data de publicação: 20-Dez-2013
Aparece nas coleções:FIC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Adriana Teixeira de Moraes - 2013.pdf366,52 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons