Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19526
Tipo do documento: Artigo
Título: Cultura, interculturalidade e sala de aula de língua estrangeira: múltiplas perspectivas
Título(s) alternativo(s): Culture, interculturality and language learning classroom: multiple perspectives
Autor: Araújo, Marco André Franco de
Figueiredo, Francisco José Quaresma de
Resumo: O presente artigo visa apresentar e discutir as definições de cultura e interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras. Serão discutidos alguns conceitos sobre esses temas com base nas teorias de Risager (2005, 2006, 2010), Hall (2012), Spencer-Oatey e Franklin (2009), entre outros. Serão apresentadas também, discussões acerca da interculturalidade na sala de aula de língua estrangeira, com base nas teorias de Corbett (2003) e Risager (2006). Com fundamentação nestas teorias, será discutida a importância que o professor deve dar à cultura e à interculturalidade em sala de aula, visto que língua e cultura são essenciais na construção social do indivíduo.
Abstract: This article aims to present and discuss the definitions of culture and intercultural teaching of foreign languages. Some concepts on these themes will be discussed based on the theories by Risager (2005, 2006, 2010), Hall (2012), Spencer-Oatey and Franklin (2009), among others. Discussions about intercultural foreign language classroom will also be made, based on theories by Corbett (2003) and Risager (2006). Based on these theories, we discuss the importance that the teacher should give to culture and intercultural classroom, since language and culture are essential to the individual’s social construction.
Palavras-chave: Language
Língua
Culture
Foreign language teaching
Intercultural teaching
Cultura
Interculturalidade
Ensino de línguas estrangeiras
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: ARAÚJO, Marco André Franco de; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. Cultura, interculturalidade e sala de aula de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. REVELLI: revista de educação, linguagem e literatura, Inhumas, v. 7, n. 1, p. 63-76, jun. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19526
Data de publicação: Jun-2015
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marco André Franco de Araújo - 2015.pdf471,55 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons