Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19527
Tipo do documento: Artigo
Título: Interação e colaboração no processo de escrita e reescrita de textos em língua inglesa
Autor: Araújo, Marco André Franco de
Figueiredo, Francisco José Quaresma de
Resumo: Este artigo relata e discute um estudo realizado em uma sala de aula de língua estrangeira e busca compreender como se dá a interação e a colaboração entre os aprendizes no processo de escrita e reescrita de textos em língua inglesa. Para isso, realizamos uma investigação qualitativa em que gravamos em áudio as interações dos alunos, observamos as aulas, entrevistamos os participantes e analisamos os textos produzidos por eles. As aulas envolviam tarefas de escrita e, também, de reescrita de textos e, durante elas, os alunos interagiram e colaboraram com seus pares. Nas interações, pudemos observar que os alunos se tornaram autores mais atentos por poderem refletir sobre os erros que cometiam e que eram corrigidos em colaboração com os pares. Notamos, também, a troca de conhecimentos linguísticos, visto que um autor mais proficiente na língua inglesa pôde auxiliar o outro na escrita e na reescrita dos textos.
Abstract: This paper reports and discusses a study in a foreign language classroom and seeks to understand the interaction and collaboration among learners in the process of writing and rewriting texts in English. In order to do so, we conducted a qualitative research, in which we recorded audio interactions of the students, observed classes, interviewed participants and analyzed the texts produced by them. The classes involved writing and rewriting activities, and during them the students interacted and collaborated with their peers. Through the interactions, we observed that students have become more attentive authors because they were able to reflect upon the mistakes they committed and that were corrected in collaboration with their peers. We have also noticed an exchange of language skills, since a more proficient author in English could help their peer in the process of writing and rewriting texts.
Palavras-chave: Escrita
Interação
Reescrita
Aprendizagem colaborativa
Writing
Collaborative learning
Rewriting
Interaction
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma; SILVA, Suelene Vaz da. Interações telecolaborativas na aprendizagem de línguas estrangeiras: foco no uso dos recursos do aplicativo computacional Openmeetings. Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 66, p. 133-172, jan./jun. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5007/2175-8026.2014n66p133
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.5007/2175-8026.2014n66p133
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19527
Data de publicação: 2015
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marco André Franco de Araújo - 2015.pdf405,37 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons