Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19530
Tipo do documento: Artigo
Título: Erro e correção: as crenças de dois professores de escola pública e de alguns de seus alunos
Autor: Silva, Suelene Vaz da
Figueiredo, Francisco José Quaresma de
Resumo: Este estudo aborda a temática crenças, especificamente as crenças de professores e alunos de LE (inglês) da rede pública de ensino a respeito da correção de erros. A investigação, de cunho qualitativo, foi conduzida em uma cidade próxima a Goiânia, capital do Estado de Goiás, e buscou estabelecer relações entre as crenças dos professores e as crenças de alguns de seus alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, no segundo semestre de 2003. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas, notas de campo, observações e filmagens de aulas e analisados sob duas perspectivas: estudos sobre crenças relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de Horwitz (1985, 1988, 1999), Pajares (1992), Johnson (1994, 1999), Barcelos (1995, 1999, 2004a, 2004b) entre outros, e estudos sobre erro e correção de Schulz (1996), Figueiredo (1997, 2005), Lee (2003), entre outros. Os resultados apontam que as experiências que os professores tiveram, quando eram aprendizes de LE, influenciam sua prática cotidiana em sala de aula, bem como as formas como lidam com as questões relativas a erro e correção. Tais crenças são compartilhadas por alguns dos alunos, mas conflitantes com as de outros. Conclui-se, portanto, que é importante fornecer subsídios para que os professores possam conhecer, refletir, discutir e questionar suas crenças, de forma geral, e não apenas sobre erro e correção.
Abstract: This study has as its focus the beliefs which affect both FL teachers and students in regard to error correction. Its main objective was to infer and analyze beliefs related to error correction held by two public school teachers of English in a town next to Goiânia, the capital of the State of Goiás. The investigation also tried to establish relations between the teachers’ beliefs and the beliefs of some of their pupils. Adopting a qualitative perspective in the data collection and analysis, this case study was conducted in the second semester of 2003. The data were collected by means of questionnaires, interviews, field notes, class observations and video-recordings, which were analyzed in the light of studies on beliefs related to the teaching-learning process by Horwitz (1985, 1988, 1999), Pajares (1992), Johnson (1994, 1999), Barcelos (1995, 1999, 2004a, 2004b), among others, and investigations on error and correction by Schulz (1996), Figueiredo (1997, 2005), Lee (2003), among others. Amongst the conclusions we arrived at, we observed that the teachers’ prior experiences as FL students influence their daily classroom practice, as well as the ways they deal with the issue concerning error correction. Such beliefs are shared by some of the pupils, but conflict with the ones held by others. The results highlight the importance of offering opportunities for teachers to get to know, reflect, argue and question their beliefs in general, and not only about error and correction.
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: SILVA, Suelene Vaz da; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. Erro e correção: as crenças de dois professores de escola pública e de alguns de seus alunos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 113-141, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S1984-63982006000200006 
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.1590/S1984-63982006000200006 
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19530
Data de publicação: 2006
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Suelene Vaz da Silva - 2006.pdf130,76 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons