Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19538
Tipo do documento: Artigo
Título: Ensino da escrita de poesia como construção de autoria
Autor: Souza, Jamesson Buarque de
Resumo: O ensino de poesia é restrito à leitura. Para repensálo, propomos discuti-lo na Educação Básica por outra via: a da prática escrita de poemas. A partir desse objetivo, tratamos sobre formar o “aluno escrevente”, não o poeta. A proposta se fundamenta no princípio de que poesia é arte e, como tal, pode e deve ser ensinada para que produza no aluno real efeito de apreciação, análise, interpretação e explicação literária. Ensinar pela prática da arte leva o aluno, como aquele que escreve e, logo, lê, ao desenvolvimento de autoria, da capacidade de dar acabamento a certos acontecimentos do mundo a partir de uma posição axiológica, como nos orienta Bakhtin, teórico de base de nossa pesquisa. Observamos que ao orientar o “aluno escrevente”, podemos nos ocupar do ensino das escolas literárias, da estrutura do texto literário, da relação entre Literatura e contexto empírico, e da seleção canônica de autores e obras de modo presentificado, sem que essas linhas de força do ensino padrão de Literatura pareçam um equívoco patente. Concluímos, a exemplo do ensino de outras artes na escola, que a eficácia do que se faz atualmente apenas tornaria a poesia protagonista de seu ensino se ela fosse levada à prática.
Abstract: The teaching of poetry is closed in reading. To rethink it, we discuss it in the Elementary and High School by practice of writing poems. With this aim, we think in to educate the “scribe student”, but not the poet. The proposal is based on the principle that poetry is art, therefore, can and should be teached to the student for produces real effect by literary fruition, analysis, interpretation and explanation. Teaching the practice of art takes the student, as one who writes and reads, develop yours authoring as ability to assume an axiological orientation in aesthetic activity about the life, according Bakhtin , our theoretical base to research. We note that for educate the “scribe student” can teach about literary schools, the literary structure text , the interrelationship of literature with empirical context , and the choice of canonical authors and works without those lines from standard teaching by Literature seem a blatant mistake. We conclude that the effectiveness of teaching poetry just makes the protagonist if it is put into practice, such as the teaching of other arts in school.
Palavras-chave: Ensino de poesia
Escrita do poema
Aluno escrevente
Teaching poetry
Scribe student
Writing the poem
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: BUARQUE, J. Ensino da escrita de poesia como construção da autoria. Revista Brasileira de Literatura Comparada, Porto Alegre, n. 22, p. 199-231, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19538
Data de publicação: 2013
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Jamesson Buarque de Souza - 2013.pdf256,27 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons