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Tipo do documento: Artigo
Título: Ações e pensamentos de imagens da classe trabalhadora: dos [fechamentos] às aberturas
Título(s) alternativo(s): Actions and thoughts of working class images: from [closes] to openings
Autor: Vidica, Ana Rita
Dias, Luciene de Oliveira
Cruz, João Lúcio Mariano
Resumo: Nosso trabalho busca adentrar nos pensamentos e ações das fotografias da classe trabalhadora produzidas por August Sander (1876-1964) em suas relações com fotografias contemporâneas (1955-2019). As imagens de corpos de trabalhadoras e trabalhadores apresentam-se como espaço simbólico de acionamento de diferenças na medida em que apresentam sintomas rastros culturais (DIDI-HUBERMAN, 2012). Por isso, buscamos acessar uma memória das fotografias, tomadas como portadoras de pensamento (SAMAIN, 2012), para pensar visualidades da pluralidade de corpos de trabalhadoras e trabalhadores na sociedade de nosso tempo, utilizando a proposta teórico-metodológica de cruzamento de imagens proposta por Didi-Huberman (2012). Nossas pistas iniciais indicam que nos processos de construção de fotografias de trabalhadores há passagens que demonstram uma centralização na performance heterossexual e masculina do que seja o corpo de “um trabalhador”; e que o corpo gay e outros corpos plurais, quando acessam o direito de olhar (MIRZOEFF, 2016) e de serem vistos tensionam essa performance dominante e promovem aberturas.
Abstract: Our work seeks to enter into the thoughts and actions of the working class photographs produced by August Sander (1876-1964) in his relations VIDICA, A. R.; DIAS, L. de O.; CRUZ, J. L. M. Ações e pensamentos de imagens da classe trabalhadora: Dos [fechamentos] às aberturas. Policromias – Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 94-117, maio/ago. 2020.  Maio/Agosto 2020  V. 5  N. 2  P. 96 with contemporary photographs (1955-year). The images of workers’ bodies are presented as a symbolic space for triggering differences as they present symptoms and cultural traces (DIDI-HUBERMAN, 2012). Therefore, we seek to access a memory of the photographs, taken as carriers of thought (SAMAIN, 2012), to think about visualities of the plurality of bodies of workers in the society of our time, using the theoretical-methodological proposal of crossing images proposed by Didi-Huberman (2012). Our initial clues indicate that in the processes of construction of photographs of workers there are passages that demonstrate a centralization in the heterosexual and male performance of what is the body of “a worker”; and that the gay body and other plural bodies, when they access the right to look (MIRZOEFF, 2016) and to be seen, tension this dominant performance and promote openings.
Palavras-chave: Fotografia
Visualidades
Corpos plurais
Cultura
Diferença
Photography
Visualities
Plural bodies
Culture
Difference
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Citação: VIDICA, Ana Rita; DIAS, Luciene de Oliveira; CRUZ, João Lúcio Mariano. Ações e pensamentos de imagens da classe trabalhadora: dos [fechamentos] às aberturas. Policromias: revista de estudos do discurso, imagem e som, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 94-117, maio/ago. 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19541
Data de publicação: Ago-2020
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