Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19564
Tipo do documento: TCC
Título: @mudardeideia: um TCC em movimento
Autor: Souza, Brenda Rebeca Simões de
Souza, Jhonatas Bruno de Jesus
Brito, Marcelo Lucas Ávila de
Primeiro orientador: Monteiro, Rosana Horio
Primeiro membro da banca: Monteiro, Rosana Horio
Rocha, Cláudio Aleixo
Silva, Wagner Bandeira da
Resumo: Em um mundo cada vez mais conectado, o uso de redes sociais cresce constantemente, sendo potencializado em 2020 pela pandemia do COVID-19, que levou para o digital as interações que antes aconteciam presencialmente. Em um processo realizado em equipe e de forma remota, este Trabalho de Conclusão de Curso propõe, a partir de um estudo sobre a plataforma Instagram, a criação de uma revista digital publicada nesta mídia interativa que discuta, explore e analise os processos criativos. Assim, tornando possível o estudo de todas as ferramentas que a plataforma possui e como elas podem ser exploradas no âmbito do design gráfico. Com características metalinguísticas, o processo de produção do material de publicação se torna pauta para a discussão fomentada pela conta. O processo parte de uma análise bibliográfica, passando por estudos metodológicos na área de design de experiência e design editorial, que resultam em uma abordagem própria para o desenvolvimento dos produtos deste projeto. Por fim, tem-se uma experiência que mostra que as áreas do design são menos distantes do que se pode imaginar.
Abstract: In an increasingly connected world, the use of social networks is constantly growing, being strengthened in 2020 by the pandemic of COVID-19, which brought to digital the interactions that previously happened in person. In a process carried out remotely and as a team, this Course Conclusion Paper proposes, based on a study on the Instagram platform, the creation of a digital magazine published on this interactive media that discusses, explores and analyzes the creative processes. Thus, making it possible to study all the tools that the platform has and how they can be explored in the context of graphic design. With metalinguistic characteristics, the production process of the publication material becomes an agenda for the discussion fostered by the account. The process starts from a bibliographic analysis, going through methodological studies in the area of experience design and editorial design, which result in a specific approach to the development of the products of this project.Finally, there is an experience that shows that the areas of design are less distant than one can imagine.
Palavras-chave: Design editorial
Instagram
Processo criativo
Revista digital
Editorial design
Instagram
Creative process
Digital magazine
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Design Gráfico (RG)
Citação: SOUZA, Brenda Rebeca Simões de; SOUZA, Jhonatas Bruno de Jesus; BRITO, Marcelo Lucas Ávila de. @mudardeideia: um TCC em movimento. 2021. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19564
Data de publicação: 26-Mai-2021
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Design Gráfico - Brenda Rebeca Simões de Souza - 2021.pdf58,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons