Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19576
Tipo do documento: Artigo
Título: Conceitos e percepções de extensão dos coordenadores de extensão universitária nos cursos de graduação da Unievangélica – Goiás
Título(s) alternativo(s): Conceptions and perceptions of extension by coordinators for university extension activities in the graduation courses of Unievangélica – Goiás
Autor: Pereira, Lúcia Coelho Garcia
Lemos, Cristiane Lopes Simão
Zambelli, Janaína Câmara
Silva, Valquíria Rezende
Caixeta, Edileuza do Socorro Honório
Ferreira, Victor Gabriel Santos
Resumo: A extensão universitária tem-se construído, historicamente, com base em diversos sentidos e significados. Devido à diversidade de concepções, o estudo teve como objetivo analisar as concepções de Extensão Universitária dos docentes mais envolvidos ou que já se envolveram com atividades de extensão na Unievangélica. Como trajetória metodológica, optou-se pela utilização de entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Os dados foram transcritos e analisados individualmente, tendo sido possível perceber, devido aos vários significados captados durante as entrevistas, que não há uma concepção única de extensão entre os docentes da Unievangélica: ela tem sido concebida ora como possuindo uma função social ora como se constituindo em prática assistencialista ora, ainda, como possibilidade de marketing para o curso, dentre outras concepções. Foi observado que a concepção da importância da extensão para a comunidade e para a formação acadêmica encontra-se muito atrelada à concepção de extensão que o docente possui. A análise das concepções existentes forneceu elementos para uma reflexão sobre práticas e saberes da extensão universitária na Unievangélica e no ensino superior em geral.
Abstract: University extension activities have been built historically with basis on several senses and meanings. Due to the diversity of conceptions, this study aims to analyze the conceptions of professors that, presently or previously, have been more involved than others in university extension activities. Semi-structured interviews and analysis of documents were the methodological option. The data were individually transcribed and analyzed; due to several meanings captured during the interviews, it was possible to perceive that does not exist a single conception of extension activities among professors of Unievangélica: sometimes extension activities are conceived as accomplishing a social function, sometimes as social care practices or still as marketing opportunity for the course, among other conceptions. It was observed that the conception of the importance of university extension activities for the community and for academic formation is strongly connected to the conception of extension the professor owns. The analysis of the existing conceptions provided elements to reflect about practices and knowledge of the university extension activities in Unievangélica and in higher education as a whole.
Palavras-chave: Extensão
Indissociabilidade
Formação docente
Extension
Inseparability
Teacher training
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)
Citação: PEREIRA, Lúcia C. G. ; LEMOS, Cristiane L. S.; ZAMBELLI, Janaína C.; SILVA, Valquíria R.; CAIXETA, Edileuza do S. H.; FERREIRA, Victor G. S. Conceitos e percepções de extensão dos coordenadores de extensão universitária nos cursos de graduação da Unievangélica – Goiás. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 10, n. 21, p. 1-17, jul./dez. 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.31496/rpd.v10i22
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.31496/rpd.v10i22
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19576
Data de publicação: Dez-2010
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Lúcia Coelho Garcia Pereira - 2010.pdf366,93 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons