Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19588
Tipo do documento: TCC
Título: O processo de formação de professores de balé em Goiânia e os seus desafios
Título(s) alternativo(s): The process of training ballet teachers in Goiânia and its chalenges
Autor: Andrade, Danillo Fontinele de
Primeiro orientador: Krischke, Ana Maria Alonso
Primeiro membro da banca: Krischke, Ana Maria Alonso
Silva, Efrain Maciel e
Lima, Marlini Dorneles de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a formação de professoras e professores de balé em Goiânia. Os desafios do processo de formação, o alcance dos cursos oferecidos para atingir habilidades pedagógicas, técnicas necessárias, bem como a utilização de métodos tradicionais de balé presentes na capital. Para este trabalho aplicamos uma pesquisa quantitativa/qualitativa. Um questionário com intuito de obter respostas do maior número de profissionais, com finalidade de entender a formação de professoras e professores de balé em Goiânia e entrevistas com quatro professoras de uma geração anterior, além do trabalho de pesquisa em documentos, reportagens, estudos e outros registros. Neste estudo, que trataremos mais adiante, identificamos que em Goiânia, os dois métodos mais presentes e discutidos são o da Escola Russa (Método Vaganova) e o da Escola Inglesa (Método Royal). Com diferenças importantes um do outro, estes métodos trabalham objetivando resultados similares na prática do balé clássico.
Abstract: This project has the intention to reflect on the formation of ballet teachers in Goiania. The challenges of the process, the development of courses offered for pedagogical skills and technical needs, as well as the use of traditional methods of ballet in place in the city. For this project we apply quantity/qualitative research. A questionnaire to receive answers from the majority of professionals with the intention of better understanding the training of ballet professors in Goiânia. Interviews with four Teachers of previous generations and also work on documents, reports, studies and other forms of records. In this study, we will verify that in Goiânia, the two methods most used and discussed are the Russia School (Vaganova method) and the English school (Royal Academy). The important differences between each of these methods compliment one another in the results of the classic ballet practice.
Palavras-chave: Dança
Formação
Educação
Balé
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: ANDRADE, Danillo Fontinele de. O processo de formação de professores de balé em Goiânia e os seus desafios. 2021. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19588
Data de publicação: 28-Mai-2021
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Danillo Fontinele de Andrade - 2021.pdf1,45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons