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Tipo do documento: TCC
Título: Panorama da produção científica brasileira quanto à inserção de idosos em práticas da Educação Física entre os anos de 2015 e 2020
Título(s) alternativo(s): Panorama of brazilian scientific production regarding the inclusion of elderly people in Physical Education practices between 2015 and 2020
Autor: Moura, Rhoanne Sousa de
Primeiro orientador: Pereira, Jéssica de Moura
Primeiro membro da banca: Pereira, Jéssica de Moura
Dalla Déa, Vanessa Helena Santana
Krahenbühl, Tathyane
Resumo: Nessa pesquisa, buscou-se responder como a temática da inserção de idosos em práticas da Educação Física vem sendo contextualizada nas produções da área que são veiculadas por meio de artigos científicos. Se entre os anos de 2015 e 2020 mudanças têm sido apontadas, será que elas saem/saíram do papel? O presente trabalho visa mapear os artigos científicos veiculados nos principais periódicos nacionais e identificar as/os autoras/es, os periódicos em que eles foram publicados, a incidência das produções com base na localização geográfica e nos anos de publicação, seus objetos de pesquisa e objetivos. A metodologia aplicada nesta pesquisa é de natureza mista (quali-quanti), sendo a investigação pautada pela revisão de materiais textuais (pesquisa bibliográfica) e apresentação descritiva das informações levantadas nos artigos científicos mapeados na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram catalogados um total de 50 artigos, que apresentam as questões que pertinentes a respeito da inserção dos idosos em práticas da Educação Física. Considerando-se todos os artigos, identificou-se 45 autoras/es envolvidos no desenvolvimento das pesquisas e publicações. Quanto à distribuição geográfica, foram mais frequentes nas regiões sudeste e sul do Brasil, sendo um total de 22 artigos catalogados. Ademais, foi possível correlacionar os temas e as informações que os artigos trazem baseado na ênfase que é dada à necessidade de os idosos estarem inseridos em práticas corporais, em atividades físicas e/ou praticarem exercícios físicos regularmente e manterem uma vida ativa. Para melhor entendimento foi realizada uma exposição do tema onde conseguiu-se fazer a divisão em 7 categorias temáticas, sendo elas: Desempenho Motor; Desempenho Cognitivo; Quedas; Depressão; Doenças Crônicas (não transmissíveis); Qualidade de Vida; e Promoção da Saúde. Os resultados demonstram que programas que busquem a inserção dos idosos, em vários em vários cenários da vida social, são cada vez mais importantes para estimular práticas da/na Educação Física, hábitos saudáveis e socialização. A adoção dessas medidas corresponde a formas de prevenção do adoecimento e exclusão dessa população, assim como são positivas para que os profissionais da saúde ganhem destaque, em especial professoras/es de Educação Física, e que seja reconhecida a necessidade de maiores investimentos nesses programas de atenção aos idosos e na formação básica, especializações e qualificações dos profissionais que os acompanharão. Conclui-se que este estudo pode contribuir para apresentação dos objetos e temas de pesquisa, realizados nos últimos 6 seis anos, que combinam a categoria pessoas idosas à sua inserção em atividades da Educação Física, buscando elucidar melhor essa temática e tornando-se um ótimo instrumento para orientar os profissionais e pesquisadores da Educação Física, que trabalham com o público idoso, relativamente às pesquisas que podem ser acessadas e que os auxiliarão pedagogicamente.
Abstract: In this research, we sought to answer how the theme of the insertion of elderly people in Physical Education practices has been contextualized in the area's productions that are conveyed through scientific articles. If between the years of 2015 and 2020 changes have been pointed out, have they left/left the paper? This work aims to map the scientific articles published in the main national journals and identify the authors, the journals in which they were published, the incidence of productions based on geographic location and years of publication, their research objects and goals. The methodology applied in this research is of a mixed nature (quali-quanti), and the investigation is guided by the review of textual materials (bibliographic research) and descriptive presentation of the information collected in scientific articles mapped in the electronic library Scientific Electronic Library Online (SciELO). A total of 50 articles were cataloged, which present the pertinent questions regarding the insertion of the elderly in Physical Education practices. Considering all articles, 45 authors involved in the development of research and publications were identified. As for geographic distribution, they were more frequent in the Southeast and South regions of Brazil, with a total of 22 articles cataloged. Furthermore, it was possible to correlate the themes and information that the articles bring based on the emphasis that is given to the need for the elderly to be involved in bodily practices, physical activities and/or practice physical exercise regularly and maintain an active life. For a better understanding, an exposition of the theme was held, where it was possible to make the division into 7 thematic categories, namely: Motor Performance; Cognitive Performance; Falls; Depression; Chronic Diseases (non-communicable); Quality of life; and Health Promotion. The results show that programs that seek the insertion of the elderly, in various scenarios of social life, are increasingly important to encourage practices in/in Physical Education, healthy habits and socialization. The adoption of these measures corresponds to ways of preventing illness and exclusion of this population, as well as being positive for health professionals to gain prominence, especially Physical Education teachers, and that the need for greater investments in these programs is recognized. attention to the elderly and in basic training, specializations and qualifications of the professionals who will accompany them. It is concluded that this study can contribute to the presentation of research objects and themes, carried out in the last 6 six years, which combine the category of elderly people with their inclusion in Physical Education activities, seeking to better elucidate this theme and becoming a great instrument to guide Physical Education professionals and researchers, who work with the elderly public, regarding research that can be accessed and that will help them pedagogically.
Palavras-chave: Idosos
Produção de conhecimento científico
Educação Física
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: MOURA, Rhoanne Sousa de. Panorama da produção científica brasileira quanto à inserção de idosos em práticas da Educação Física entre os anos de 2015 e 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19599
Data de publicação: 28-Mai-2021
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

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