Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19604
Tipo do documento: TCC
Título: BNCC e o ensino interdisciplinar das artes visuais nas escolas
Autor: Pereira, Vivian de Souza e Silva
Santana, Weridiana Maria Almeida Araújo
Primeiro orientador: Dias, Welbia Carla
Primeiro membro da banca: Dias, Welbia Carla
Monteles, Nayara Joyse Silva
Guimarães, Leda Maria de Barros
Resumo: A pesquisa em questão, promove uma discussão sobre a presença da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino interdisciplinar nas Artes Visuais nos anos finais do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio em algumas escolas públicas e privadas de Goiás. Além da Pesquisa Bibliográfica utilizada para o desenvolvimento dos capítulos que discorrem sobre a História do Ensino de Arte e a formação de professores no Brasil; a importância da criação ou reformulação das Políticas Públicas para o ensino das Artes Visuais no nosso país; e, principalmente, sobre a relevância ou não desse documento para a Interdisciplinaridade no Ensino de Artes, foi realizada uma pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário com questões abertas, para um número de 17 professores formados em Artes Visuais, e, também, junto àqueles que não possuem formação em artes, mas ministram tal componente, atuantes nas escolas nos anos indicados, a fim de, conseguirmos entender como que a BNCC pode contribuir ou não para o ensino da Arte nos currículos escolares e, consequentemente, para as possibilidades do ensino interdisciplinar sob o ponto de vista dos entrevistados.
Abstract: The research in question, promotes a discussion about the presence of the Commom National Curricular Base (BNCC) and the interdisciplinary teaching in Visual Arts in the final years of Elementary School II and High School in some public and private schools in Goiás. In addition to Bibliographic Research used for the development of chapters that discuss the History of Art Teaching and teacher training in Brazil; the importance of creating or reformulating Public Policies for the teaching of Visual Arts in our country; and, mainly, on the relevance or not of this document for Interdisciplinarity in the Teaching of Arts, a field research was carried out, with the application of a questionnaire with open questions, for a number of 17 teachers trained in Visual Arts, and also , together with those who do not have training in the arts, but teach such a component, working in schools in the years indicated, in order to understand how the BNCC can contribute or not to the teaching of Art in school curricula and, consequently, to the possibilities of interdisciplinary teaching from the point of view of the interviewees.
Palavras-chave: BNCC
Ensino
Artes visuais
Interdisciplinaridade
BNCC
Teaching
Visual arts
Interdisciplinarity
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (EAD)
Citação: PEREIRA, Vivian de Souza e Silva; SANTANA, Weridiana Maria Almeida Araújo. BNCC e o ensino interdisciplinar das artes visuais nas escolas. 2021. 132 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19604
Data de publicação: 25-Mai-2021
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Artes Visuais - Vivian de Souza e Silva Pereira - 2021.pdf1,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons