Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19605
Tipo do documento: TCC
Título: Se fazendo uma fazedora de dança: caminhos de uma formação política-pedagógica
Título(s) alternativo(s): Making a dance maker: paths of a political-pedagogical formation
Autor: Schmidt, Eliana Cristina de Oliveira
Primeiro orientador: Lima, Marlini Dorneles de
Primeiro membro da banca: Lima, Marlini Dorneles de
Figueiredo, Valéria Maria Chaves de
Pereira, Mariana Cunha
Resumo: Este trabalho visa relembrar os percursos educativos que me constituíram como artista-docente e que não são próprios apenas à educação formal. Para tal, utilizo o formato de memorial descritivo, onde revisito minha caminhada educativa me entendendo enquanto artista. Algo que se iniciou com as ocupações das instituições de ensino em todo o país como enfrentamento a PEC 244/55 no ano de 2016, deu seguimento na disciplina de Metodologia de Ensino e Pesquisa em Dança II e se materializou com o projeto e pesquisa “Marias que existem em mim” em 2017. Nesse processo educativo me compreendo artista educadora e pesquisadora, e descubro outros caminhos possíveis de se educar e corporificar danças. Danças que se iniciam com o corpo presente em lugares de pensar o fazer das leis e realizar da dança, essas que se estendem para o papel e então para o corpo. Foi o que ocorreu com o “Marias que existem em mim”, que nos instrumentalizou nesse caminho de transferir para o papel a dança, inscrevendo a no edital nesse outro lugar de fazer/ser artista.
Abstract: This work aims to recall the educational paths that constituted me as na artist-teacher and which are not unique to formal education. For such, it uses the descriptive memorial format, where I revisit my educational jorney understanding myself as an artist. Something that began with the occupations of educational institutions acros the contry as facing the PEC 244/55 in 2016, continued in the discipline of Teaching Methodogy and Research in Dance II and materializes with the project and research “Maria that exist in me” in 2017. In this educational process I understand myself as an educating artist and researcher, and I discover other possible ways to educate and embody dances. Dances that start with the body present in places of thinking about the making of laws and performing dance, those that extend to paper and then to the body. That's what happened with “Marias that exist in me”, which provided us with instruments in this path of transferring dance to paper, inscribing it in the public notice in this other place of making / being an artist.
Palavras-chave: Dança política
Formação artista-docente
Projetos de dança
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Dança (RG)
Citação: SCHMIDT, Eliana Cristina de Oliveira. Se fazendo uma fazedora de dança: caminhos de uma formação política-pedagógica. 2021. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19605
Data de publicação: 3-Jun-2021
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Dança - Eliana Cristina de Oliveira Schmidt - 2021.pdf5,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons