Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19606
Tipo do documento: TCC
Título: Ensino do balé clássico: o processo de ensino-aprendizagem por pedagogias mais inclusivas
Título(s) alternativo(s): Enseñanza de ballet clásico: el proceso de enseñanza-aprendizaje a través de pedagogías más inclusivas
Autor: Matias, Yuri Anthony Damas
Primeiro orientador: Ferreira, Alexandre Donizete
Primeiro membro da banca: Ferreira, Alexandre Donizete
Lima, Marline Dornelles de
Silva, Italo Alessandro Lemes
Resumo: O balé é uma dança que, inicialmente esteve associado a realeza europeia, principalmente francesa, porém, que foi se popularizando-se entre a elite e, posteriormente, entre a população em geral sendo visto como uma forma clássica e culta de dança e que impõe um complexo sistema de etiqueta socialmente aceitável, principalmente para o público feminino, porém, a estética e refinamento técnico classicamente exigido muitas vezes podem trazer desafios ao seu ensino e, quando mal interpretado e adaptado, até mesmo exclusões. Este texto visa discutir e contextualizar os problemas que tangem o ensino de balé clássico, como os fatores de exclusão socialmente construídos e o ensino baseado em repetição de movimento onde serão apresentadas possíveis soluções a serem difundidas como prática pedagógica mais humana, afetuosa e global. Essa proposta foi desenvolvida no projeto de extensão da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD – UFG) campus samambaia com as alunas inscrita no curso de balé em três modalidades (infantil, jovem e adulto) dando ênfase principalmente para o público infantil. Foram aplicadas, junto as práticas de uma aula tradicional de balé, noções corporais e também atividades contextualizadas com os pensamentos de Klauss Vianna e Paulo Freire à vivência concreta do autor ensinando dança, com o objetivo de delimitar saídas para a construção de um balé democrático, acessível, possível e que seja libertador dos corpos que o dançam. Os resultados mostraram uma grande mudança positiva na relação professor, aluno e pais/responsáveis e um aprendizado mais seguro e integrador.
Abstract: El ballet es una danza que inicialmente se asoció con la realeza europea, principalmente francesa, sin embargo, que se hizo popular entre la élite y, más tarde, entre la población en general, siendo vista como una forma de danza clásica y culta e imponiendo un complejo sistema de socialización. etiqueta aceptable, especialmente para el público femenino, sin embargo, la estética clásica requerida y el refinamiento técnico a menudo pueden traer desafíos a su enseñanza y, cuando se malinterpretan y adaptan, incluso exclusiones. Este texto tiene como objetivo discutir y contextualizar los problemas que afectan la enseñanza del ballet clásico, como los factores de exclusión socialmente construidos y la enseñanza basada en la repetición de movimientos, donde se presentarán posibles soluciones para ser difundidas como una práctica pedagógica más humana, cariñosa y global. Esta propuesta se desarrolló en el proyecto de ampliación de la Facultad de Educación Física y Danza de la Universidad Federal de Goiás (FEFD - UFG) campus helecho con los alumnos matriculados en el curso de ballet en tres modalidades (infantil, juvenil y adulta) con énfasis principalmente en la audiencia infantil. Se aplicaron nociones corporales y actividades contextualizadas con el pensamiento de Klauss Vianna y Paulo Freire, junto con las prácticas de una clase de ballet tradicional, a la experiencia concreta del autor enseñando danza, con el objetivo de delimitar soluciones para la construcción de un ballet democrático. , accesible, posible y que se está liberando de los cuerpos que lo bailan. Los resultados mostraron un gran cambio positivo en la relación maestro, alumno y padre / tutor y un aprendizaje más seguro e integrador.
Palavras-chave: Balé
Extensão
Educação
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Dança (RG)
Citação: MATIAS, Y. A. D. Ensino do balé clássico: o processo de ensino-aprendizagem por pedagogias mais inclusivas 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19606
Data de publicação: 7-Jun-2021
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Dança - Yuri Anthony Damas Matias - 2021.pdf2,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons