Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19610
Tipo do documento: TCC
Título: Narrativas autobiográficas: o que nossas memórias contam sobre nosso processo de formação docente?
Autor: Sílva, Patrícia Guedes da
Rezende, Selma Ângela de
Queiroz, Silvia Oliveira de
Primeiro orientador: Abdala, Lorena Pompei
Primeiro membro da banca: Abdala, Lorena Pompei
Matos, Carmem Lúcia Altomar
Silva, Gisele Costa Ferreira da
Resumo: Neste trabalho investigamos a importância de nossas histórias de vida em nosso processo de formação docente. Ancoradas na metodologia de pesquisa autobiográfica, aqui apresentada brevemente, compartilhamos e analisamos momentos individuais que marcaram nossa (auto)formação desde os anos iniciais até a graduação. E entrelaçamos nossas autobiografias a fim de compreender como cada história singular reverbera na construção coletiva de nossa identidade profissional e na nossa futura atuação como arte-educadoras, a escrita de si é também a escrita de nós.
Abstract: In this work we investigate the importance of our life stories in our teacher education process. Anchored in the methodology of autobiographical research, presented here briefly, we share and analyze individual moments that marked our (self) formation from the early years until graduation. And we intertwine our autobiographies in order to understand how each singular story reverberates in the collective construction of our professional identity and will reverberate in our future performance as art educators, the writing of oneself is also the writing of us.
Palavras-chave: Autobiografia
Histórias de vida
Autoformação
Subjetividade
Docência
Autobiography
Life stories
Self-training
Subjectivity
Teaching
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (EAD)
Citação: SILVA, Patrícia Guedes da; REZENDE, Selma Ângela de; QUEIROZ, Sílvia Oliveira de. Narrativas autobiográficas: o que nossas memórias contam sobre nosso processo de formação docente? 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19610
Data de publicação: 21-Mai-2021
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Artes Visuais - Patrícia Guedes da Silva - 2021.pdf551,78 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons