Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19614
Tipo do documento: Artigo
Título: Discurso, sujeito e história: um estudo de enunciados sobre professor
Título(s) alternativo(s): Discourse, subject and history: a study on the statements about teachers
Autor: Silva, Odália Bispo de Souza e
Sousa, Kátia Menezes de
Resumo: Este artigo busca promover uma reflexão acerca dos ditos sobre o professor e sobre a forma como ele foi objetivado no recorte aqui proposto. Nesse caso, colocaremos em evidência as diversas nuances que envolvem a construção das práticas discursivas, procurando reconhecer que essa profissão foi submetida a diferentes concepções, conforme as mudanças que ocorrem nas esferas social, histórica e ideológica de nossa sociedade. Consideramos que, se há mudanças nas práticas sociais, há transformações nos dizeres acerca do professor, o que permite pensar que os atos de linguagem, que manifestam os valores de uma sociedade, são historicizados e movem-se conforme dispositivos socioculturais.
Abstract: This article aims at promoting a reflection on the sayings about teachers and about how they are objectified in the framework proposed herewith. Thus, the nuances that comprise the construction of discourse practices will be highlighted, in recognition of the different conceptions to which the profession has been submitted, in keeping with social, historical and ideological changes of society. It is reckoned that there being changes in social practices, there will be likewise transformations in the sayings about teachers, making it possible to propose that language acts, which express the values of a society, are historicized and move on according to sociocultural devices.
Palavras-chave: Teacher
Professor
História
Sentido
History
Meaning
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: SILVA, Odália Bispo de Souza e; SOUSA, Kátia Menezes de. Discurso, sujeito e história: um estudo de enunciados sobre professor. Letras, Santa Maria, v. 1, n. 48, p. 339-354, jan./jun. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5902/2176148514443
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.5902/2176148514443
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19614
Data de publicação: Jun-2014
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Odália Bispo de Souza e Silva - 2014.pdf260,97 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons