Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19616
Tipo do documento: Artigo
Título: Divulgar ciência e construir identidades: um trabalho midiático com o corpo
Autor: Lima, Josiane dos Santos
Sousa, Kátia Menezes de
Resumo: O trabalho procura mostrar, por meio de uma breve análise, como o discurso da mídia e da ciência podem se encontrar em um espaço produtivo de identidades, ou seja, como a divulgação de ciência permeia os mais diversos espaços da vida cotidiana e fomenta a constituição de modos de existência, de forma de viver e, claro, de possibilidades identitárias. As análises apresentadas encontram-se apoiadas na teoria da Análise do Discurso, sobretudo a partir das contribuições do filósofo francês Michel Foucault.
Abstract: The paper aims to show, through a brief analysis, how the discourse of media and science may find themselves in a productive space of identities, i.e. how the dissemination of science pervades the most diverse spaces of everyday life and fosters the creation of modes of existence, possibilities of identity. The analyzes are based on the theory of discourse analysis, mainly from the contributions of the French philosopher Michel Foucault.
Palavras-chave: Ciência
Mídia
Discurso
Divulgação científica
Identidade
Science
Identity
Discourse
Scientific dissemination
Media
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: LIMA, Josiane dos Santos; SOUSA, Kátia Menezes de. Divulgar ciência e construir identidades: um trabalho midiático com o corpo. Antares: letras e humanidades, Caxias do Sul, v. 5, n. 9, p. 215-231, jan./jun. 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19616
Data de publicação: Jun-2013
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Josiane dos Santos Lima - 2013.pdf583,35 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons