Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19622
Tipo do documento: TCC
Título: Passos para o Santo: um estudo sobre Dança dos Orixás, Atos e Itans
Título(s) alternativo(s): Steps to the “Santo”: a study on Orisha´s Dance, Acts and Itans
Autor: Freitas, Naila Porcina de Souza
Primeiro orientador: Lima, Marlini Dorneles de
Primeiro membro da banca: Lima, Marlini Dorneles de
Torres, Marcos Antônio Cunha
Silva, Renata de Lima
Silva, Wellington Campos da
Resumo: O presente projeto de pesquisa é dedicado à investigação em dança a partir da vivência com a mitologia dos orixás oriundos do Candomblé de nação Ketu. O objetivo do estudo consiste em explorar as intersecções entre vida, cultura e arte, entremeando as minhas vivências como abiã (não iniciado no Candomblé) em casa de santo e atuação como artista através das especificidades encontradas no processo de criação em dança em busca de uma produção experimental-poético por meio de trabalho de video-dança. Para tanto, enfatizamos as experiências envolvidas das danças e mitos dos orixás Exu e Yemanjá, como formas de conhecimento e repertórios de gestos advindos da diáspora africana, percebendo a  mitologia dos orixás como uma referência afrocentrada enquanto um potente processo de criação artística em uma perspectiva decolonial. O trabalho se organiza em pesquisa de estado de arte, conta também com apanhado bibliográfico, tanto quanto faz uso de pesquisa de campo vivido na casa de santo Ilè Fará Imorá Odé, localizada na cidade de Goiânia-GO. Por resultado esperado, culmina-se esta pesquisa em trabalho poético executado através de vídeo-dança.
Abstract: The research is dedicated to the dance investigation, from the experience with orisha’s mythology, originated in Ketu nation of Candomblé. The objective of this research consists on exploring the intersections between life, culture and art, including my experience as a abiã (not initiated in Candomblé) in a candomblé house - “terreiros” - and as an artist, acting through the peculiarities/details found in the creation process involved in dance, when looking after a poetic-experimental production as a dance video  work. We emphasize the experiences involved  in dances and Exu and Yemanjá orisha’s myths, as a way of knowledge and repertory of gestures from the african diaspora, realizing orisha’s mythology as an african-centered reference as well as a potential artistic creation process in a decolonial perspective. The type of the research is qualitative, as it provides a bibliography compilation. It also uses a field research approach, that took place in casa de santo Ilè Fará Imorá Odé, located in Goiânia, Goiás. The result of this study is a poetic work represented  in a dance video.
Palavras-chave: Dança
Mitologia dos Orixás
Candomblé Ketu
Processo de criação
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Dança (RG)
Citação: FREITAS, Naila Porcina de Souza. Passos para o Santo: um estudo sobre Dança dos Orixás, Atos e Itans. 2021. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19622
Data de publicação: 2-Jun-2021
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Dança - Naila Porcina de Souza Freitas - 2021.pdf2,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons